Ensino remoto de ciências será discutido no próximo sábado

No sábado, 18, às 8h30h (horário de MS), será realizado relato de experiência sobre O ensino remoto de ciências sob o olhar dos supervisores. O evento integra a programação de setembro da Reunião Aberta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – UFMS.

Foram convidadas as professoras do subprojeto de Biologia do Pibid no Câmpus Pantanal, Aline Mackert dos Santos, e no Instituto de Biociências, Fernanda Zandonadi, ambas da UFMS, para falarem sobre o tema. De acordo com as professoras, o encontro reunirá os 30 acadêmicos de graduação, bolsistas e voluntários, e, ainda, professores e alunos de três escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. “O evento foi pensado como uma iniciativa para discutirmos a forma como o ensino de Ciências e Biologia ocorreu durante o período de pandemia da Covid-19. Nesse período foi estabelecido o ensino remoto para que o calendário de aulas não fosse interrompido. A ‘nova’ forma de ensinar trouxe uma alta demanda tecnológica e o uso de ferramentas antes pouco conhecidas. O objetivo do relato de experiência é compararmos o ensino remoto de Ciências por meio da experiência de ensino em três escolas distintas, localizadas em Campo Grande e Corumbá, pelo olhar dos supervisores que participam do núcleo Pibid de Biologia do Cpan e do Inbio, observando-se as estratégias, desafios, dificuldades e sucessos obtidos ao longo de pouco mais de um ano”, explicam.

“Com esse projeto buscamos um intercâmbio com os programas realizados em outras instituições e também despertar nos acadêmicos de licenciatura maior interesse pelos cursos, pela prática docente, pela realidade da educação básica brasileira, por isso é aberto e se pauta na variedade de comunicações para divulgar e mostrar o que temos feito e conhecermos trabalhos de outras instituições”, destaca a coordenadora do Pibid-UFMS Stella Sanches. Segundo a professora do Câmpus Pantanal, Patrícia Teixeira Tavano, até dezembro devem ser confirmadas as demais ações da Reunião Aberta. “Estamos realizando mesas de discussão, relatos nos quais os professores e estudantes trazem suas experiências e, ainda, oficinas práticas”, comenta. Ela destaca também que todas atividades têm emissão de certificado de participação.

Toda a programação está disponível no canal do Pibid no Youtube. Mais informações sobre o Pibid UFMS podem ser obtidas em pibid.ufms.br.

Assista a Reunião Aberta.

Texto: Vanessa Amin