Encontro estadual de História será realizado em abril

Entre os dias 6 e 8 de abril, será realizada a 15ª edição do Encontro de História de Mato Grosso do Sul, organizado pela seção de Mato Grosso do Sul da Associação Nacional de História (ANPUH). O evento conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e é organizado por professores dos campus de Três Lagoas, Aquidauana e Nova Andradina, que também integram a diretoria da ANPUH.

O Encontro conta, em sua programação, com duas conferências, três mesas redondas, 21 simpósios temáticos e quatro minicursos, com palestrantes e pesquisadores de todo o Brasil. Realizado desde 1992, é considerado o maior evento de História do estado. Na edição deste ano, o tema será História em combate: ciência e ensino, ética e engajamento.

De acordo com o professor de História do CPTL e diretor da Associação, Leandro Hecko, devido à pandemia do novo coronavírus o evento será realizado na modalidade on-line. “No entanto, da mesma forma como vem sendo realizado ao longo de três décadas, mostrará a importância e inserção de historiadores e historiadoras do Mato Grosso do Sul no âmbito nacional e até internacional. Contará com a presidente nacional da associação, Marcia Motta, da Universidade Federal Fluminense na conferência de abertura, e com o professor Francisco Marshal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na conferência de encerramento. Ambos abordarão, em perspectivas diferentes, a visão da História sobre sua cientificidade, sobre seu ensino, bem como questões éticas e de engajamento desta área do conhecimento”, destaca Leandro.

Nos simpósios temáticos, pesquisadores de todo o país devem expor e debater sobre temas como história indígena, residência pedagógica e iniciação à docência, ditadura militar, ensino de História e relações étnico-raciais e de gênero, história do Paraguai, entre outros. Os minicursos, voltados aos acadêmicos de graduação de História de qualquer instituição, tratam de temas como método em Marx e crise capitalista, povos indígenas e gêneros, tecnologias digitais e educação histórica e hieróglifos egípcios.

De acordo com o professor Luiz Carlos Bento, as três mesas de debates, possuem temas atuais e diversos, nas quais estarão representados todos os cursos de pós-graduação em História de MS, além de pesquisadores de renome nacional como Estevão de Rezende Martins, professor titular emérito da Universidade de Brasília e Luiz Fernando Cerri da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

“Participem do nosso evento, é uma oportunidade única de troca de conhecimentos e aprendizagem que, nesta versão on-line, facilita ainda mais o acesso a quem quiser fazer parte das discussões sobre o conhecimento histórico na atualidade”, convida o professor Leandro.

O Encontro conta também com o apoio do CPTL, da revista eletrônica Trilhas da História, do Núcleo de Documentação Histórica Honório Souza Carneiro, do PET-História, da revista Fatos e Versões, do curso de História do CPTL, do programa de Residência Pedagógica da UFMS e do grupo de pesquisa História, Mulheres e Feminismo (Himufe).

Mais informações sobre o Encontro podem ser conferidas no site: https://www.even3.com.br/xvencontrodehistoriadaanpuhms/

Texto: Pablo Afonso Silva – estagiário da Agecom no CPTL.