Direito e Tecnologia em Processos Gerenciais garantem conceito máximo no Enade 2015

Direito e Tecnologia em Processos Gerenciais da UFMS obtiveram o conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizado em 2015 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

O Ministério da Educação determina a cada ano, em um sistema de rodízio, quais graduandos concluintes de cursos específicos serão avaliados. Conceitos iguais ou superiores a três são considerados satisfatórios. Na UFMS, 87% dos 23 cursos avaliados conseguiram resultado positivo.

O resultado do Enade, recém-divulgado, abrange o desempenho dos acadêmicos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de seus respectivos cursos e as habilidades e competências em sua formação. Também são utilizadas informações sobre o desempenho dos ingressantes do Ensino Superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A UFMS manteve o conceito 4 como Índice Geral de Cursos (IGC). O índice é composto pela média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) das últimas três avaliações dos cursos, ponderada pelo número de matrículas e pela média dos conceitos de avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, também ponderada pelo número de matrículas.

O resultado do Enade mais o IDD, índice ideal que deveria ser atingido pelo acadêmico no exame, além de informações referentes ao corpo docente, infraestrutura e a organização didático-pedagógica compõem o CPC.

Tecnologia em Processos Gerenciais

Além do conceito máximo no Enade, o curso Tecnológico de Processos Gerenciais foi, entre os cursos com CPC na faixa 4, aquele que obteve o melhor resultado da UFMS.

“É também o melhor resultado de um curso tecnológico de processos gerenciais dentro de uma Universidade Federal. O 69º melhor resultado de todos os cursos avaliados em 2015 e um sétimo melhor resultado nacional de cursos nesta área. Tal mérito não pode e não deve passar em branco. Produzimos ensino de qualidade e possuímos excelentes alunos”, enfatiza o coordenador, professor Alessandro Arruda.

Tecnologia em Processos Gerenciais é ministrado no período noturno e, segundo o coordenador, os acadêmicos, em sua maioria, já possuem experiência de trabalho na área de administração e são muito responsáveis.

“Minha contribuição, e de todo o grupo docente e técnico-administrativo da ESAN, foi na construção desse conhecimento verificado e certificado através desse instrumento de avaliação. Por princípio, optamos por formar tecnólogos de processos gerencias. A prova Enade apenas nos certificou que tal opção foi realizada corretamente”, avalia.

O professor destaca que o mercado vê com “bons olhos” quando os egressos apresentam bons resultados no Exame. “Quando o Enade é realizado de forma responsável e engajada, existe sim uma correlação entre seus resultados e a qualidade do egresso daquele curso”, expõe.

Direito

O curso de Direito da Fadir/UFMS alcançou a nota 5 (diurno) e 4 (noturno) no Enade, além da nota 5 na avaliação feita in loco pelo INEP em 2015.

“Isso coloca o curso de Direito da FADIR entre os melhores do Brasil e é o resultado de um somatório: desde alunos que passam por uma seleção disputada para ingressar na UFMS, até a estrutura que oferecemos aqui aos nossos acadêmicos, professores com doutorado, investimento em pesquisas, projetos de extensão que estimulam os acadêmicos a entender os problemas e buscar soluções, realização de diversos eventos, oferta do Mestrado, já na segunda turma, entre outros diferenciais”, expõe a Diretora da Fadir, professora Ynes da Silva Félix.

Esse resultado, segundo a Diretora, confirma a imagem que a Fadir já tem. “Em todos os Enades, a Fadir tem conseguido a nota 5, o que coloca o nosso curso em posição de destaque. Temos o selo “OAB Recomenda”, entregue aos melhores cursos de Direito do Brasil e também alta aprovação dos nossos alunos nas provas da Ordem”, afirma a professora.

A Diretora lembra ainda que o curso tem muitos alunos estagiando em Tribunais, nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, nas Defensorias, e que são bastante procurados pelos escritórios de advocacia de Campo Grande.

“Temos muito orgulho do curso que oferecemos e parabenizamos docentes, alunos e técnicos da Fadir pelos resultados”, completa.