Desafio de inovação estimula equipes a pensarem soluções para problemas reais da Educação Básica

Movimentar o ecossistema de inovação e do empreendedorismo, propondo desafios reais para estudantes, empreendedores e startups é o objetivo do 1º Startup Challenge promovido pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). Um desafio de inovação, com a temática de EDTECH, que prevê a premiação de até R$ 100 mil em vouchers tecnológicos para a equipe que apresentar a melhor solução para um problema real.

A iniciativa é da Startup do Sistema Fiems e o proponente desta primeira edição do desafio é a Escola do Sesi de Mato Grosso do Sul. O tema central do evento gira em torno de soluções que possam ajudar a construir um futuro melhor para os pais e alunos da educação básica do estado. As inscrições das propostas devem ser feitas por equipes de até quatro pessoas, até o próximo dia 26 de novembro.

Segundo a analista técnica na Startup Sistema Fiems Tatiana da Silva Muniz, os times devem submeter soluções para duas categorias de desafios: Gestão de horários de salas e Segurança dos alunos. “Eles podem escolher um deles para resolver e mandar a solução. E nada impede também que enviem mais do que uma proposta de solução, desde que todas estejam estruturadas”, complementa.

Para o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) da UFMS, Saulo Gomes Moreira, esse tipo de proposta é de extrema relevância para a comunidade universitária. “A startup do Sistema Fiems, por se tratar de um hub de inovação que conecta diretamente as demandas reais das empresas do segmento industrial pode apresentar uma excelente oportunidade de fazer uma compatibilização dessas demandas reais apresentadas pelas empresas com as potenciais soluções que podem vir dos nossos estudantes, das empresas juniores, das nossas startups incubadas e dos nossos pesquisadores, que poderão apresentar propostas de soluções inovadoras e concorrer à premiação”.

Além do prêmio de vouchers tecnológicos, os vencedores também terão seis meses de hospedagem na Startup Sistema Fiems.

Mais informações sobre o 1º Startup Challenge by Escola Sesi podem ser conferidas no site oficial do evento.

Texto: Christiane Reis