A UFMS foi premiada no 19° Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (FitIguassu), realizado de 4 a 6 de junho em Foz do Iguaçu, Paraná. Além de ser a instituição com a maior delegação no evento, a Universidade foi reconhecida também pela efetiva participação dos estudantes e professores nas diversas atividades ofertadas. Ao todo, 44 pessoas da Escola de Administração de Negócios (Esan) integraram o grupo, organizado pelo Centro Acadêmico do curso de Turismo (Catur), com a apresentação de cinco trabalhos. Entre estes, o relato de experiência intitulado 1ª Feira de Turismo Explora MS: Experiência de Educação Continuada e Engajamento Social ficou entre os dez melhores da categoria.
O diretor da Esan, Claudio da Silva, informa que a proposta de realização de viagens técnicas e de participação em eventos acadêmicos com delegações integradas por estudantes e professores foi uma iniciativa implementada em todos os cursos da Unidade em 2025 para ampliar a formação profissional e pessoal, e também para otimizar a utilização de recursos. “É fundamental que os estudantes tenham esse treinamento, esse traquejo para trabalharem com equipes e conviverem com pessoas diferentes. Estamos muito felizes porque, apesar de poucos recursos, conseguimos fazer uma distribuição bacana para todos os cursos e todos estão com seus projetos de viagem envolvendo estudantes, professores e levando o nome da Esan e da UFMS por todo o Brasil”, explica.
Sobre a premiação, o diretor declara a alegria pelo reconhecimento. “Ficamos extremamente orgulhosos de recebermos uma menção honrosa por sermos a maior delegação de estudantes e professores participando de um evento, fomos premiados com placas de homenagens e também já recebemos recursos financeiros como estímulo para apresentação de trabalhos nos próximos eventos. […] Já estamos planejando a participação em 2026 e isso de certa forma vai se tornando uma tradição na nossa cultura da Esan. Sou muito feliz por isso, por ter todos esses estudantes dos nossos cursos extremamente envolvidos e comprometidos”, expõe.
O coordenador do curso, Fábio Eichenberg, avalia a premiação como extremamente positiva. “Isso demonstra que os nossos estudantes entenderam qual era o sentido da proposta do projeto de ensino dessa viagem. […] Ser premiado em um evento internacional que teve, neste ano, mais de 900 estudantes de graduação inscritos, ver a UFMS em destaque é muito significativo, representa um trabalho muito sério realizado junto ao curso para que os estudantes entendam que são representantes da Instituição em todos os lugares que vão. […] É a coroação de um trabalho de planejamento que leva um ano”, informa.
Para a estudante do terceiro semestre e presidente do Catur, Laísa Cordeiro, ver o nome da UFMS na tela foi uma felicidade imensa. “Ter esse reconhecimento foi e está sendo incrível. O fórum foi cheio de aprendizados e networking, pude conhecer pessoas de vários lugares e aprender um pouquinho de cada um”, relembra. A estudante que participou pela primeira vez do evento conta que a própria preparação da viagem foi um grande aprendizado. “Foi desafiador e enriquecedor de todas as formas. A organização foi feita pelos acadêmicos que compõem o Centro Acadêmico de Turismo, como um projeto, a pedido do nosso coordenador, e posso dizer que ficamos muito felizes de poder tirar do papel e concluir com êxito essa viagem”, finaliza.
Os integrantes do Catur que atuaram na organização da viagem são a vice-presidente Letícia Coronel; a secretária, Priscyla Ribeiro; o tesoureiro, Yuri Leguizamon; e os responsáveis pelas áreas de Marketing, Joyce Rojas; de Assuntos Acadêmicos, Laura Perin; de Esportes e Eventos, Roger Murça; de Ensino e Pesquisa, Beatriz Cunha; e de Cultura, Letícia Paixão Cáceres.
O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é organizado e realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Turismo em conjunto com a Universidade Estadual Paulista e Universidade do Oeste do Paraná. Considerado o maior evento técnico científico do setor, o evento tem como objetivo principal incentivar a produção científica e possibilitar o relacionamento direto com o mercado do turismo. A programação inclui apresentação de trabalhos científicos, palestras, oficinas, minicursos e o compartilhamento de relatos de experiência e melhores práticas, e integra o Festival Internacional de Turismo Cataratas.
Texto: Ariane Comineti
Foto: Arquivo do Centro Acadêmico de Turismo
