Como forma de fortalecer a pesquisa e programas de pós-graduação, a Universidade irá investir no custeio de pagamento de taxas de publicação e serviços de revisão de artigos científicos escritos em língua estrangeira para pesquisadores. As inscrições podem ser realizadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos, até 31 de outubro. As divulgações dos resultados preliminares ocorrem até 20 dias após a submissão das propostas com prazo para recurso administrativo.
“Ao viabilizar a publicação em veículos qualificados, o edital fortalece a política institucional de fomento à pesquisa, amplia o reconhecimento da produção acadêmica da UFMS e contribui para indicadores institucionais de excelência. Além disso, assegura que os pesquisadores possam comunicar seus resultados com rigor técnico e qualidade linguística, ampliando o alcance e a repercussão do conhecimento gerado na Universidade”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Fabrício Frazílio.
Em 2025, serão investidos R$ 500 mil para os custeios das taxas. Para a solicitação dos auxílios, o pesquisador deve ser servidor efetivo da Universidade, pesquisador visitante, professor voluntário que atue em algum curso de pós-graduação ou pesquisador sênior voluntário; ser coordenador ou membro de equipe de projeto de pesquisa e inovação aprovado e em andamento na Propp. Também é necessário ser um dos autores do artigo científico, possuir Orcid e curriculum vitae cadastrado na plataforma Lattes. As propostas devem ainda estar vinculadas a pelo menos um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
O pró-reitor também reforça que é obrigatória a participação de estudantes ou egressos. “A exigência de participação de estudantes ou egressos da UFMS como coautores nos artigos apoiados pelo edital assegura que os estudantes estejam envolvidos ativamente em todas as etapas da pesquisa científica, incluindo a produção e a publicação dos resultados. Isso contribui diretamente para a formação acadêmica e profissional dos pós-graduandos, ao capacitá-los na redação científica, nos processos de revisão por pares e na inserção em redes de colaboração nacional e internacional”, ressalta.
O incentivo à publicação de artigos científicos por meio dos custeios das taxas de revisão e publicação teve início em 2018, com mais de 600 pesquisadores beneficiados por meio da concessão dos recursos financeiros. “Com esse recurso, consegui pagar a taxa de publicação de um artigo no formato open access na revista Discover Applied Sciences, da Springer, que é um periódico de alto impacto. […] Publicar em revistas internacionais como essa é fundamental para ampliar o alcance do que produzimos, permitindo que o conhecimento gerado aqui na UFMS chegue a pesquisadores de todo o mundo. Esse tipo de apoio faz ainda mais diferença considerando o valor do real frente a outras moedas, o que torna os custos de publicação em revistas internacionais bastante altos e muitas vezes inviáveis. Sem esse tipo de edital, muitos pesquisadores simplesmente não conseguiriam arcar com esses valores”, relatou o professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia João Sarmento Neto, um dos beneficiados pela iniciativa.
Mais informações podem ser conferidas no edital:
RTR) n 134, de 13-05-2025.
Texto: Bianka Macário
