Curta dirigido por professora da UFMS será exibido no Autocine

Curta fala do amor de duas crianças pela capital

Estudantes e servidores ainda podem concorrer a ingressos. Sorteio será realizado no fim da manhã de hoje.

Neste domingo, 12, o Autocine UFMS exibe duas animações nacionais: o curta-metragem Ser criança em Campo Grande e o longa-metragem Tito e os pássaros. Devido às medidas adotadas pela Prefeitura Municipal para combater a pandemia da Covid-19 na capital, haverá apenas uma sessão, às 18h.

Ser criança em Campo Grande é dirigido pela professora da Faculdade de Educação da UFMS Constantina Xavier. “É uma alegria muito grande poder ter o nosso filme exibido em um espaço tão nostálgico, tão querido e, ao mesmo tempo, tão potente nesses dias atuais. O filme foi feito dentro de um projeto intitulado Campo Grande meu amor e mostra o olhar das crianças, como elas exaltam seu amor pela cidade, sem se esquecerem dos problemas, das mazelas da capital. O roteiro foi elaborado a partir das narrativas e dos desenhos de alunos de uma escola na qual trabalhamos”, explica. A animação traz o relato de duas crianças que declaram o amor por Campo Grande. Contanto como é o seu dia, elas imaginam a cidade governada por crianças super-heroínas, com chuva de doces e balas, transformada em uma docelândia, sorvetelândia e guaranalândia.

As animações produzidas pela professora já foram exibidas em festivais nacionais e internacionais de cinema. Ser criança em Campo Grande é um dos filmes contidos no acervo projeto de extensão Brincar de fazer cinema com crianças. “No projeto  temos 12 filmes produzidos que já percorreram festivais no Brasil e exterior. As temáticas costumam trazer a forma como as crianças veem o mundo e também sobre a cultura regional”, comenta.  “Esse filme foi feito em 2011 com as crianças que estavam participando do projeto e também é fruto de um curso de cinema documentário ofertado pelo Pontão de Cultura Guaicuru”, explica a professora. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

“O espaço do Autocine em época de pandemia é tão importante para que as crianças possam entender a partir do filme, das personagens, tanto do nosso curta, como da animação principal, a sua própria vida”, diz. “É uma felicidade muito grande para mim e para a equipe que participou da produção do filme. Sem dúvida é um ganho também para a Universidade”, finaliza.

Na animação, Tito e seus amigos buscam a cura para o medo

Tito e os pássaros conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para a doença do medo que é contraída após a pessoa tomar um susto. A animação da Bitsfilmes foi exibida em mais de 50 festivais ao redor do mundo e conta com a direção de Gustavo Steimberg, Gabriel Bitar e André Catoto. As vozes dos personagens principais ficam por conta dos atores Denise Fraga, Matheus Nachtergaele, Matheus Solano, Pedro Henrique e Otávio Augusto. O filme tem duração de 83 minutos.

A reativação do Autocine UFMS foi possível por meio de iniciativa conjunta da UFMS e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Prefeitura de Campo Grande e da Fundação de Cultura/Governo de Mato Grosso do Sul, contando ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e do Sesc MS.

Sorteio

Estudantes e servidores da UFMS podem concorrer a ingressos especiais para as sessões. Para participar, é necessário estar logado em uma conta de e-mail da UFMS (passaporte) e preencher um formulário. Servidores podem acessar o formulário clicando aqui. Já os estudantes devem preencher outro formulário disponível aqui. O sorteio dos ingressos será realizado nesta sexta-feira, 10, às 11h, por meio do https://sorteador.com.br/ e transmitido ao vivo no perfil da UFMS no Instagram.

O sorteio fruto de uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esportes (Proece), de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas. Segundo a Proece, a retirada dos ingressos deve ser feita, hoje das 14h às 17h, impreterivelmente, no Autocine. “Para retirar o ingresso, o estudante ou servidor precisa levar um documento com foto. Os ingressos que não forem retirados até às 17h serão repassados a outros interessados”, explica o pró-reitor da Proece Marcelo Fernandes. Ele também ressalta que serão observadas as medidas de biossegurança, como lotação máxima dos carros, além do uso de máscara que é obrigatório.

Confira o trailer do filme Tito e os pássaros
´

Texto: Vanessa Amin, com informações e ilustrações do projeto Brincar de fazer cinema com crianças e Bitsfilmes