Cursos de Formação de Professores da UFMS preparam docentes para uma nova era

Fornecer a base para a inserção dos docentes no Ensino Superior e orientá-los na operacionalização das concepções administrativas e pedagógicas, no caso dos professores novatos na Instituição – e aprimorar as práticas didático-pedagógicas, melhorar os índices de sucesso e desenvolver um ensino mais humanizado – em uma proposta voltada a todos os docentes, são objetivos dos cursos de formação de professores oferecidos pela UFMS.

Estruturados e realizados pela Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (Sedfor), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), são dois os cursos disponibilizados: Curso de Formação Inicial à Docência no Ensino Superior, já em sua terceira edição, e Curso de Formação Continuada dos Docentes da UFMS, que terá agora em outubro a sua primeira turma.

“O curso de formação de professores é extremamente importante em dois sentidos: primeiro para os próprios professores, que têm uma oportunidade de refletir as suas práticas em sala de aula. Ao mesmo tempo, é um momento em que podem trocar experiências com os demais participantes, discutir alternativas para melhor atender os estudantes. O segundo ponto é que o curso contribui para o melhor ambiente na sala de aula e o melhor desempenho dos nossos acadêmicos, ou seja, contribui para uma melhoria na qualificação, formação de nossos estudantes”, avalia o Pró-Reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Correa Filho.

Formação Continuada

Até o próximo dia 15 de outubro estão abertas as inscrições para o primeiro curso de Curso de Formação Continuada dos Docentes da UFMS, que será iniciado já no dia 20 de outubro, com disponibilidade de vagas para 15% dos docentes de cada unidade, totalizando 210 professores.

“Com o tema Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior, a expectativa é que 100% dos docentes da Universidade tenham a possibilidade de participar deste curso”, afirma a professora Edna Scremin Dias, Chefe da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (Sedfor), que coordena os cursos de formação de professores em ação conjunta com a com professora Jaqueline Zarbato e a técnica Samanta Felisberto Teixeira.

O curso será oferecido em três módulos, totalizando 90 horas, sendo 80% a distância, pelo ambiente Moodle, e 20% presencial, com término da primeira turma em fevereiro de 2018.

A equipe de professores formadores são pesquisadores que aplicam práticas inovadoras no dia a dia do seu trabalho, equipe da Divisão de Apoio à Formação de Professores (Difor) e docentes de diversas unidades.

Formação Inicial

Iniciado em setembro, em sua terceira edição, com docentes recém-empossados e remanescentes de outros concursos desde 2015, que ainda não tinham participado dessa preparação, o Curso de Formação Inicial à Docência no Ensino Superior já capacitou 200 professores.

“A Universidade recebe professores de várias formações. Alguns são licenciados e passaram pela formação pedagógica já na sua formação. Outros professores são bacharéis de diversas áreas e o único contato que eles tiveram com qualquer atividade pedagógica foi na pós-graduação, para aqueles que são bolsistas Capes de demanda social, que precisam desenvolver o estágio docência. Eles saem de um título de mestre ou doutor e passam a ser professores de uma universidade pública, sem muitas vezes nunca terem passado por uma instituição de ensino superior”, diz a professora Edna Scremin Dias.

Para solucionar essa lacuna, de forma a conhecerem quais são as demandas, as metas institucionais, o que essa Instituição traz como escopo prioritário para o seu desempenho no ensino, na pesquisa e na extensão, pensou-se nessa formação inicial obrigatória.

“Os professores começavam a dar aulas e muitos não sabiam o que é um projeto pedagógico do curso, um plano de ensino, plano de curso, plano de aula. Por isso, a Universidade oferece essa formação, apresentando as metas institucionais, como a Universidade é organizada, o que se espera do docente, quais as cobranças, o que se espera do professor dentro desse contexto do ensino superior”, afirma a Chefe da Sedfor.

A proposta é também provocar o professor para pensar um pouco nos atuais acadêmicos. “Temos agora novos alunos, que são diferentes, de uma era altamente tecnológica e que estão ansiosos para ter um ensino que seja sedutor”, completa Edna.

Em 80 horas, com cinco módulos, 80% do curso é on line, pelo ambiente Moodle, e 20% presencial, em uma atividade de imersão de três a cinco dias, com grupos de trabalho. “Essa prática é para que o professor tenha a ideia que pode trabalhar dentro de seu conteúdo didático de forma interdisciplinar, ou trazendo correlações que um aluno, sem muita orientação, não pode fazer. Então, tentamos trabalhar com os professores da mesma forma que gostaríamos que eles trabalhassem com seus alunos”.

Além desses, a ideia da Instituição é oferecer outros cursos de aprofundamento que levem os professores a terem uma visão mais aprofundada no seu papel dentro da Universidade, abordando temas que são importantes como avaliação, método didáticos, entre outros.

“Queremos despertar no professor o comprometimento com a qualidade do ensino, o comprometimento com um ensino humanístico, para melhorarmos as taxas institucionais, em uma discussão do que pode ser feito com sua colaboração, de sua coordenação e outros grupos dos quais participa, de forma a ajudar os acadêmicos de uma maneira mais adequada”, finaliza a professora Edna.

Também está sendo planejado para o próximo ano curso para formação de gestores e coordenadores de cursos para melhorar a gestão na graduação.