Cursos de Administração, Negócios, Artes, Letras e Comunicação formam 162 estudantes

Na tarde de hoje, 15, os graduandos da Escola de Administração e Negócios (Esan) e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) colaram grau em cerimônia virtual transmitida ao vivo. Ao todo, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Tecnologia em Processos Gerenciais, Artes Visuais, Letras e Jornalismo somaram 162 estudantes que encerraram a primeira etapa do Ensino Superior.

“Hoje está sendo um dia muito importante para todos nós e nesse contexto atípico estamos tendo um pouquinho de emoção. (…) Os sonhos que sonhamos, estamos começando a construir eles agora, e nesse momento um deles já foi realizado”, disse a oradora da turma, Giovanna Stael de Abreu dos Santos. Após o término do discurso, a recém-licenciada em Letras declamou o poema “Recordar é preciso”, de Conceição Evaristo.

“Todos sabem a dificuldade que é entrar numa universidade federal, mas só quem entra sabe a dificuldade que é sair da universidade federal”, brincou o professor Filipe Quevedo, diretor em exercício da Esan. “Parabéns por essa conquista, por todas as disciplinas vencidas, as horas de sono perdidas, sabem a dificuldade que é estudar e trabalhar ao mesmo tempo, nada disso é fácil, e para ajudar nisso tudo, vivemos uma pandemia. Quem imaginou, no começo do curso, que a gente estaria aqui virtualmente fazendo uma colação de grau?”, disse.

O professor Gustavo Penha discursou representando a Faalc e ressaltou a adaptação que os formandos tiveram que enfrentar no ano anterior, para que conseguissem concluir o curso. “Desejo, em nome dos servidores da Faalc, que essa garra com a qual vocês enfrentaram o ano de 2020 se estenda para os novos enfrentamentos de desafios que virão pela frente na vida de vocês. (…) Parabenizo admirado todos os servidores e servidoras que não mediram esforços para manter a máquina em andamento com o máximo de qualidade possível, apesar da completa e repentina readequação de ambiente e condição de trabalho”, elogiou.

A vice-reitora Camila Ítavo cumprimentou “Não imaginávamos o que fosse acontecer conosco nesse ano de 2020 e por isso eu quero render aqui, em nome da Universidade, as mais sinceras homenagens. As primeiras pessoas que nós rendemos as homenagens são os familiares e amigos de vocês, que apoiam e apoiaram, estarão sempre ao lado de vocês. Essa vitória também é deles, a gente sabe que a gente não faz nada sozinho, sempre a gente conta com as pessoas que nos apoiam”, afirmou. “De maneira muito especial a gente precisa render homenagens aos professores e técnicos da nossa Universidade, que não mediram esforços e disseram ‘sim, vamos juntos, vamos caminhar’ (…) para entregar a maior missão que temos enquanto Universidade, que é a educação. (…) E a maior homenagem dessa tarde é para vocês, nossos recém-formados da Universidade”.

O reitor Marcelo Turine comentou sobre a grande participação dos familiares e amigos no chat ao vivo da transmissão, que obteve mais de 300 visualizações, e discursou sobre a trajetória dos estudantes. “A Giovanna falou que recordar é preciso, é importante a gente lembrar a história, e eu quero destacar para vocês que ter gratidão é preciso e é fundamental para a sobrevivência do ser humano”, afirmou. “O que a gente quer é transformação, é esse movimento de colocar vocês no mercado de trabalho, para vocês ajudarem a família de vocês a conseguirem o sustento. Quem mantém vocês aqui na Universidade somos todos nós, são as famílias que estão nos assistindo, são os cidadãos sul-mato-grossenses, brasileiros que pagam seus impostos para manter essa Universidade, então ter vocês concluindo uma missão, uma viagem que iniciou a quatro ou cinco anos atrás, e chegar hoje nessa colação de grau para nós é um orgulho muito grande e é missão cumprida, missão de gestão, missão de governança”, frisou.

As colações de grau da graduação vão até 22 de janeiro e abrangem todas as unidades da Cidade Universitária e todos os câmpus. As solenidades dos cursos de residência e de pós-graduação stricto sensu ocorrerão em fevereiro e março. Veja o calendário dos eventos.

Texto: Leticia Bueno