Aula inaugural de especialização voltada para a Educação Básica será realizada amanhã

Nesta quarta-feira, 9, será realizada a aula inaugural do curso de especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, a partir das 14h (MS), com transmissão ao vivo no canal do Ministério da Educação. A formação inédita é ofertada pela UFMS, em parceria com as universidades federais de São Carlos; Santa Catarina; Rural de Pernambuco; e do Pará.

A especialização integra as ações da  Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e da Política Nacional de Educação Digital, atendendo todas as regiões do Brasil com uma formação voltada para implementação do currículo de Educação Digital e o fortalecimento das ações de formação continuada para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes.

O curso terá uma carga horária de 360h e será oferecido na modalidade de educação a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS, com momentos assíncronos e síncronos. A formação contará ainda com fóruns de discussão, atividades práticas, tutorias, avaliações de aprendizagem e trabalho de conclusão de curso.

A estrutura da especialização será dividida em oito disciplinas, que passarão por diversos conceitos e diretrizes da educação digital. São elas: fundamentos da educação digital; estrutura do currículo de educação digital na educação básica; caminhos para implementação do currículo de educação digital; conectividade e uso de tecnologias nas escolas; recursos educacionais digitais; inteligência artificial na educação; saberes docentes para o uso de tecnologias digitais; e plano de educação digital e inovação pedagógica.

Escolas Conectadas 

A Enec, instituída pelo Decreto Nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é uma iniciativa do Governo Federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e à melhoria dos dispositivos e dos equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do país.

Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, é possível assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e os atores do Governo Federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da Educação Básica do Brasil até 2026.

A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

Texto: Thalia Zortéa, com informações do Ministério da Educação