Curso do Campus de Três Lagoas recebe conceito máximo em avaliação do Inep

O curso de Letras – habilitação português/espanhol recebeu conceito máximo na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Três critérios foram avaliados para conceituar o curso, que em uma escala de um a cinco, obteve o maior conceito. A visita da comissão de avaliadores do Inep foi realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, no Campus de Três Lagoas.

O reconhecimento do curso é composto por etapas, dentre as quais, destaca-se a avaliação in loco e a elaboração de um relatório pela comissão de avaliadores, no qual são apresentadas informações sobre o curso. Três dimensões são avaliadas pela equipe: a organização didático-pedagógica, com peso 30; o corpo docente e tutorial, de peso 40; e a infraestrutura do curso, peso 30.

O resultado desse cálculo gera o Conceito do Curso, graduado em cinco níveis, dos quais os valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória. Assim, a avaliação é um importante mecanismo de diagnóstico para o planejamento, uma vez que irá subsidiar as tomadas decisões por parte dos gestores para aumento da qualidade do curso em questões didático-pedagógicas, de gestão de pessoas e de infraestrutura física, bem como da necessidade de readequação do curso às normativas do Ministério da Educação sobre Educação Superior.

Todos os cursos de graduação presencial e à distância passam pela avaliação. Quando a Instituição de Ensino Superior entra no Sistema Federal de Ensino, os cursos são autorizados a iniciar suas atividades para depois receber o reconhecimento, que possibilitará a Instituição emitir diplomas. Em seguida, são realizados processos avaliativos periódicos para obter a renovação do reconhecimento, que credencia a continuidade da oferta do curso.

Texto: Paula Navarro (estagiária de Jornalismo)