Curso de Pedagogia do Câmpus da UFMS de Aquidauana recebe nota máxima

O curso de Pedagogia do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq) é o 14º avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano. Para alcançar o conceito 5, são avaliados indicadores como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e a infraestrutura.

“Vários dos nossos cursos de licenciatura estão passando por processo avaliativo externo e têm sido avaliados com conceito máximo, o que traduz a preocupação da UFMS na qualidade da formação de professores para atuarem na Educação Básica”, destaca a diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa. “Reforçamos que essa qualidade é construída a várias mãos com a participação competente e comprometida de toda comunidade acadêmica da UFMS”, acrescenta.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Janaina Maia, receber a nota máxima foi uma alegria. “A espera, a realização das pastas e toda organização gerou uma expectativa muito grande, pois o curso se organizou e, junto ao nosso Núcleo Docente Estruturante (NDE), fizemos além do que foi solicitado. A busca por dias melhores, momentos de felicidade e de realizações, tanto dos docentes quanto dos estudantes, nos possibilitou a nota 5”, declara. “Para mim, terminar meu mandato com este resultado é estar mais mais do que realizada, feliz e esperançosa. Como registrou Paulo Freire, esperança do verbo esperançar, esperança de mais desafios bons, conquistas e, acima de tudo, [estou] lisonjeada por fazer parte desta equipe e deste momento”, reforça.

Janaína também agradece o auxílio de todos os envolvidos para o processo de reconhecimento do curso de graduação. “[A Diavi] nos deu total apoio e nos possibilitou uma organização que recebemos elogio. A nossa equipe aqui, ressalto a do NDE, se expressou de forma autêntica e coesa, o que também teceram elogios. A excelência do curso de Pedagogia do Câmpus da UFMS de Aquidauana se deve também aos nossos discentes, que responderam com grandeza as perguntas dos avaliadores”, conclui a coordenadora.

A Diretoria de Avaliação Institucional da UFMS, criada inicialmente como secretaria em 2017, é responsável por coordenar os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação da Universidade. Heloísa explica que a equipe trabalha em parceria com os coordenadores de curso e com a direção das unidades setoriais para a correta disponibilização das evidências para avaliação in loco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do MEC. “Entendemos que todo processo avaliativo é formativo e, portanto, utilizado pela UFMS para crescimento, aprimoramento e fortalecimento dos cursos de graduação”, reforça.

Nota máxima

Em 2025, já foram avaliados com nota máxima o curso de bacharelado em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), e os seguintes cursos de licenciatura: Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faed); Física, do Instituto de Física; Química, do Instituto de Química (Inqui); Ciências Biológicas e Pedagogia, do Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan); Letras – Português, do Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX); Pedagogia, Geografia e Letras – Português e Inglês, do CPaq; e Geografia, História e Pedagogia, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL).

No ano anterior, 16 cursos foram avaliados com nota máxima. Entre eles estão os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Tecnologia de Ciência dos Dados, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais, da Agência de Educação Digital e a Distância; Letras – Português e Espanhol e Bacharelado em Artes Visuais, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências; Bacharelado em Química Tecnológica, do Inqui; Bacharelado em História, da Fach; Licenciatura em Educação do Campo, da Faed; Letras – Português e Inglês, do CPan e CPTL; Direito, do CPCX; e Bacharelado em Geografia, do CPaq e CPTL.

Texto: Thalia Zortéa