Curso de Audiovisual realiza 1º Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul

O curso de Audiovisual realizará, de 3 a 5 de outubro, o Cidade Morena – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul. Em sua primeira edição, o objetivo do evento é se tornar um espaço de formação, criação, difusão, intercâmbio e incentivo à cultura e produção audiovisual universitária do estado, do Brasil e da América Latina.

A programação do festival é composta por palestras, oficinas e uma Mostra Competitiva, oportunizando encontros e discussões entre estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam com audiovisual.

Segundo a coordenadora do curso, Márcia Gomes, a iniciativa estimula a produção e a pesquisa em cinema e audiovisual. “Nesse primeiro ano de curso, fizemos questão de iniciar alguns projetos para movimentar a área de cinema e audiovisual em Campo Grande. Além do Festival, já iniciamos as sessões do Cineclube do curso e realizamos o primeiro módulo de oficinas do Movcine, projeto de extensão que oferta capacitações técnicas e teóricas nessas áreas. A ideia é engajar nossos alunos, a comunidade universitária e externa, além de dar maior visibilidade ao curso no estado, na região e no país”.

É possível participar do evento individualmente, como espectador, ou submetendo filmes para exibição na Mostra Competitiva – ambas as modalidades são gratuitas. As inscrições individuais podem ser feitas até 20 de setembro, por meio do formulário disponível no site www.festivalcidademorena.com. O público-alvo são universitários, professores, profissionais e interessados em geral.

Mostra Competitiva

Na Mostra Competitiva, estudantes de graduação e pós-graduação em Cinema, Audiovisual, Comunicação, Jornalismo e demais áreas relacionadas podem inscrever filmes de autoria própria para serem exibidos durante o evento e avaliados por um júri presencial. Os três melhores avaliados receberão uma premiação simbólica. As inscrições vão até o dia 20 de agosto e o regulamento, bem como o formulário de submissão, também estão disponíveis no site do festival.

Para mais informações sobre o Cidade Morena – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, é possível acompanhar também a conta oficial no Instagram ou entrar em contato pelo e-mail cidademorena.festival@gmail.com.

Texto: Leticia Bueno