A reitora Camila Ítavo nomeou Anne Caroline Silveira como nova corregedora da UFMS nesta quarta-feira, 14, após o corregedor Kleber Watanabe assumir a função no Ministério das Comunicações, em abril deste ano.
A reitora cumprimentou o trabalho desenvolvido pelo Kleber Watanabe e desejou sucesso às suas novas atividades. “É uma alegria ver reconhecido todo o trabalho desempenhado por você nesses anos na UFMS. Ficamos felizes e extremamente gratos por sua atuação e desejamos que continue honrando o nome da Universidade em Brasília. Conte sempre conosco. À Anne, temos absoluta certeza e confiança no seu trabalho e na dedicação que terá à frente da Corregedoria da UFMS, com zelo e integridade que têm demonstrado ao longo dos anos”, disse.
O atual corregedor do Ministério das Comunicações atuou nos últimos cinco anos à frente da Corregedoria da UFMS. “A experiência acumulada na UFMS, com destaque para a implementação de boas práticas de governança, ética e prevenção de irregularidades, foi decisiva para esse convite do Governo Federal. Levo comigo o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento dos mecanismos de integridade no âmbito ministerial, buscando replicar as iniciativas bem-sucedidas que vivenciei na Universidade”, ressaltou Watanabe.
“Esse novo desafio representa, para mim, uma grande responsabilidade e também o reconhecimento do trabalho que realizamos na Universidade, especialmente no fortalecimento da integridade institucional”, afirmou. “Logo nos primeiros dias no novo cargo, tive a honra de representar o Ministério das Comunicações como painelista em evento da Controladoria-Geral da União, debatendo os avanços e desafios da integridade nas instituições de ensino, com base justamente na trajetória construída na UFMS. Minha expectativa é seguir contribuindo para o fortalecimento da cultura de integridade no serviço público, agora em um novo cenário, mas com os mesmos princípios que me guiaram até aqui”, contou.
Anne é bacharel em Direito e especialista em Direito do Estado e das Relações pela Universidade Católica Dom Bosco e mestre em Administração Pública pela UFMS, com foco em governança pública. Desde 2010, atua como auditora interna na Universidade, já tendo trabalhado junto à Diretoria de Planejamento Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e como especialista em riscos no Comitê de Gestão de Integridade, Riscos e Controle Interno. A nova corregedora também já exerceu cargos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
“Ser mulher e atuar como corregedora da UFMS é uma honra e uma responsabilidade significativa. Representa a oportunidade de trazer um olhar feminino para o ambiente correicional, inspirando outras mulheres e mostrando que dedicação e integridade abrem portas para papéis de destaque. Além disso, significa contribuir para uma gestão pública mais ética e transparente, com uma perspectiva diversa que valoriza equidade e inclusão na tomada de decisões, promovendo não apenas a punição, mas também a prevenção de infrações”, destacou Anne.
Para Anne, a Corregedoria deve prezar pela integridade, imparcialidade e transparência. “Minhas prioridades como corregedora da UFMS são fortalecer a integridade institucional, garantir transparência, assegurando que as ações da Corregedoria sejam acessíveis e compreensíveis à comunidade universitária; apoiar a governança, trabalhando em sintonia com outros setores para fortalecer a gestão de riscos e controles internos; e promover justiça e equidade, conduzindo investigações com imparcialidade e respeito aos direitos dos envolvidos”, elencou.
Ela também falou sobre como pretende atuar, em especial no desenvolvimento de projetos para fortalecer a governança e a sustentabilidade institucional, para além do aspecto correicional. “Destaco a importância de ações educativas, como treinamentos e campanhas, para prevenir infrações e consolidar a cultura de compliance. Nesse sentido, o projeto Corregedoria e Ouvidoria Presentes será fundamental para levar conhecimento sobre a atuação da Corregedoria à comunidade universitária. Como corregedora, sou responsável pelo Plano de Integridade, que abrange temas como prevenção à fraude e corrupção, transparência e acesso à informação, além de atuar como autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à Informação”, ressaltou.
“A Corregedoria da UFMS segue em excelentes mãos, sob a liderança da auditora Anne Caroline, profissional extremamente competente, com quem tive a satisfação de trabalhar na Auditoria Interna da Universidade. Sua atuação na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, apoiando a gestão de processos, riscos e o planejamento estratégico institucional, agrega uma experiência valiosa para que a Corregedoria continue atuando de forma preventiva, colaborativa e estratégica na promoção da integridade institucional”, finalizou Kleber.
Texto: Vanessa Amin e Thalia Zortéa
Fotos: Arquivo da Agecom/UFMS
