Coordenadores de graduação participam de fórum na Cidade Universitária

Os coordenadores de cursos de graduação da UFMS se reuniram nesta manhã (25) no auditório da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) na Cidade Universitária. O objetivo foi discutir as estratégias para a melhoria dos indicadores de desempenho de curso, entre outros assuntos.

Na abertura do 3° Fórum de Coordenadores de Graduação o reitor Marcelo Turine agradeceu a dedicação dos professores. “Muito obrigado pelo empenho com que têm realizado as atividades também de gestão, por colaborarem com esse processo tão importante para a nossa Universidade. A UFMS tem obtido cada vez mais destaque em qualidade e isso é devido aos nossos servidores. O Fórum constitui um momento de integração, de diálogo, espero que seja muito proveitoso para todos e que continuem sempre zelando pela qualidade dos nossos cursos, pelo atendimento aos anseios da nossa sociedade”, declarou.

A vice-reitora Camila Ítavo falou também sobre o cuidado com os alunos e colegas. “Temos de cultivar esse sentimento de coletividade, de olhar para o próximo e suas necessidades. Na coordenação e nesse fórum também, temos de nos comunicar, criar laços e compartilhar as informações para que o trabalho flua e também tenha uma continuidade. Desejo que esse momento de reflexão e construção coletiva seja rico no sentido de propiciar a nossa melhoria contínua”, disse.

“O Fórum de Coordenadores é extremamente importante porque propicia uma conversa ainda mais próxima entre as coordenações e a Pró-reitoria de Graduação, uma troca de informações e experiências muito rica e que contribui para que identifiquemos os desafios e pensemos nas soluções juntos. À tarde haverá também uma oficina sobre ‘Práticas pedagógicas inovadoras e metodologias para o ensino superior’, que acredito irá agregar muito conhecimento aos participantes”, lembrou o pró-reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho.

“A UFMS tem uma quantidade de campus interessante, em cidades diferentes, cada qual com suas peculiaridades. Esse é o momento em que podemos conversar um pouquinho sobre o que os coordenadores estão fazendo, os problemas enfrentados e a forma como estão resolvendo as diferentes situações. Hoje em função inclusive do novo mecanismo de avaliação dos cursos a atividade do coordenador está mais complexa e demanda mais competências e habilidades, e essas reuniões nos ajudam a entendermos melhor nosso papel e como conduzir o trabalho de uma forma coletiva, com maior clareza”, explicou Marco Antônio Costa da Silva, do curso de Administração do campus de Naviraí.

Texto e fotos: Ariane Comineti