Para promover a inovação, estabelecer parcerias é um passo fundamental. Com o objetivo de estimular a junção entre a Ciência e o setor produtivo, o Conecta UFMS 2022 será realizado na próxima quarta-feira, 30, no Auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, a partir das 8h30, na Cidade Universitária.
O evento que chega à sua terceira edição, busca proporcionar um ambiente fértil para a cooperação entre a Universidade, empresas e órgãos governamentais. Segundo o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira, o evento terá a participação de pesquisadores, grupos de pesquisa e equipe dos laboratórios.
“São as pessoas que desenvolvem produções científicas de pesquisa e inovação [na Universidade]. Do ambiente externo, estamos falando do setor produtivo: empresas, organismos do governo, entidades, a sociedade de maneira geral. A ideia é fazer a conexão entre o ambiente interno e o externo, para que a produção científica e de inovação desenvolvida na UFMS seja colocada em evidência”, explica.
Para o diretor da Aginova, o evento proporciona uma oportunidade para alinhar as pesquisas desenvolvidas na UFMS com as necessidades e demandas da sociedade. “A ideia é que seja um evento com um aspecto mais informal, no sentido de que os participantes tenham liberdade para expor suas ideias, necessidades e promover as aproximações necessárias”.
Na terceira edição, a novidade é que o Conecta UFMS retorna ao formato presencial. Com programação das 8h30 às 16h30, será um dia de trocas, com atividades diversas. A programação começa com o café interativo, para proporcionar networking e interação entre os participantes. Ao longo do dia também estão previstas palestras, rodas de conversa e paineis. Os interessados devem fazer a inscrição no formulário.
O Conecta 2022 terá, ainda, a participação da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, Unidade Embrapii da UFMS. Com uma equipe de pesquisadores multidisciplinares, a proposta foi apresentada na edição do ano passado e, neste ano, divulgará seu escopo de atividades e os trabalhos que tem desenvolvido.
Confira a programação
- 8h30: Credenciamento e café interativo
- 9h30: Abertura
- 10h: Palestra “Engenharia do Conhecimento e Dinamização da Inovação
- 10h40: Roda de conversa “A Tríplice Hélice da Inovação – desafios e oportunidades”
- 11h40: Encerramento da programação da manhã
- 14h: Apresentação da Agrotec-Embrapii
- 14h30: Roda de conversa “Ciência para a inovação”
- 15h30: Momento conexão
- 16h10: Café interativo
- 16h40: Encerramento
Texto: Mylena Rocha
Foto: JC Costa