Companhia de Dança da UFMS estreia com espetáculo sobre 40 anos de federalização

Várias histórias já foram contadas no tablado do Teatro Glauce Rocha por diferentes manifestações artísticas. No dia 14 de dezembro, às 20h, será a vez da Companhia de Dança Contemporânea da UFMS fazer sua estreia no palco mais tradicional do estado. A entrada pode ser garantida com apenas um quilo de alimento não perecível.

A apresentação intitulada  “ID. 40” fala um pouco sobre os 40 anos de federalização da UFMS por meio da dança contemporânea. O espetáculo será uma das últimas comemorações que homenageiam as quatro décadas de história da Universidade Federal em Mato Grosso do Sul. O “ID. 40” é fruto da primeira companhia de dança da Universidade.

Espaços, monumentos, ambientes icônicos e a própria história da UFMS serão retratados em passos de dança. A coreógrafa da UFMS Mariana Cavalcante explica que a busca pelo tema veio em forma de homenagem à Universidade. “Muitos alunos da companhia não conhecem a história da UFMS. O espetáculo será baseado no livro do primeiro reitor da Universidade, João Pereira da Rosa. Esse livro conta como foi todo o início de criação e o porquê de criar uma universidade”.

Com o espetáculo, será possível ver todo o trajeto histórico trilhado pela UFMS. Dez bailarinos da companhia se apresentarão, alguns integrantes da comunidade acadêmica e outros da comunidade externa.

A companhia é abrigada pelo Núcleo de Estudos em Dança e Movimento da UFMS (Nedem), que é responsável por várias ações, dentre elas aulas de teatro, dança contemporânea, dança urbana, jazz e agora a companhia, que assume um caráter mais profissional do Núcleo.

A coreógrafa explica ainda que a companhia surgiu por meio de reflexões com outros coreógrafos de outras universidades federais. “Durante os dez anos de trabalho desenvolvidos pelo Nedem, nós observamos a procura de pessoas mais experientes querendo participar de uma Companhia de Dança. Assim, atendemos o público e transformamos um polo do Nedem na Cia de Dança Contemporânea da UFMS”.

Todos os servidores, acadêmicos e público em geral estão convidados para assistir ao espetáculo. Você pode pegar seu ingresso antecipadamente entregando o alimento não perecível na Pró-Reitoria de Esporte, Cultura e Extensão e realizar a troca.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo)