Colações de grau terão início na próxima semana e serão transmitidas pela TV UFMS

A partir da quinta-feira, 9, iniciam as colações de grau das turmas de graduação, pós-graduação e residências da UFMS, com finalização neste segundo semestre de 2021. As cerimônias serão virtuais, com transmissão pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine parabeniza a todos os concluintes. “É um orgulho muito grande para nós, para a UFMS, para mim como reitor, assinarmos um diploma para colocar esses nossos jovens no mercado de trabalho. Parabenizo a todos que cumpriram sua jornada acadêmica na UFMS. A nossa Universidade é uma das poucas federais que está realizando a colação de grau no mesmo ano de encerramento dos cursos. De forma responsável, buscamos cumprir com nossa missão e mesmo com a pandemia, mantivemos a educação dos nossos jovens, respeitando a biossegurança, a saúde de todos os estudantes, professores e técnicos administrativos”, disse.

Ainda segundo o reitor, as colações serão realizadas de maneira virtual também em respeito e cuidado à comunidade universitária. “Nós continuamos com o sistema híbrido de ensino, muitos estudantes estão em suas cidades de origem e não iriam poder se deslocar neste momento, então com respeito a esses estudantes, aos professores e técnicos, a colação será virtual, com bastante celebração para marcar esse momento importante para todos”, falou.

Graduações

As colações de grau dos concluintes de graduação das 25 unidades, (câmpus, escola, faculdades e institutos), serão de 9 a 16 de dezembro. O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, destacou que a missão da UFMS é formar profissionais qualificados para transformar a sociedade e para o desenvolvimento sustentável do país e que toda a equipe da Universidade fica feliz quando os estudantes encerram esta importante etapa de suas vidas. “Quero agradecê-los por terem confiado à UFMS sua formação profissional, agradeço também aos nossos professores, técnicos administrativos e colaboradores pela dedicação e comprometimento na superação desse momento desafiador que estamos vivendo. Confiamos muito na qualificação dos nossos estudantes e tenho certeza que serão profissionais disputados pelo mercado de trabalho, que poderão iniciar uma nova etapa por meio da qual poderão transformar suas vidas e também a de sua família”, falou.

Victória apresentando seu trabalho de conclusão de curso em Nutrição

Para a concluinte do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), Victória Ricartes, estudar em uma Universidade Federal foi surreal. “Nunca me imaginei e nunca pensei na imensidão que é poder estudar com os melhores professores, tendo as melhores oportunidades e conhecendo os caminhos que a graduação nos proporciona. Não foi um caminho fácil, acho que para ninguém, cada qual com suas particularidades. Mas com certeza o curso nos abraça e nos encoraja a concluir, todo o corpo docente, toda a coordenação”, apontou. A estudante disse que o sentimento é de felicidade e orgulho. “Sou a única na família que tive a oportunidade de ter um ensino superior e ainda mais em uma universidade pública, o que com certeza é um diferencial. Pretendo ainda continuar os estudos na UFMS, o primeiro passo é a Residência Multiprofissional e posteriormente, quem sabe, um mestrado”, revelou.

David apresentando seu trabalho de conclusão de curso em Sistemas de Informação

O estudante de Sistemas de Informação do Câmpus do Pantanal (Cpan), David Eduard Alves Padilha, disse que a graduação foi a realização de um sonho. “Foram quatro anos de muitas lutas e desafios, desenvolvendo e criando projetos de trabalho que possam trazer importantes legados para a sociedade, como também ajudar na Educação do nosso país. O meu sentimento de concluir é especial porque tive a honra de ter estudado numa universidade tão conceituada como a UFMS. Aprendi muito, convivi muito com os professores e colegas de vários cursos e acredito que esse contato será muito importante para o meu futuro como um profissional de Tecnologia da Informação (TI) buscando ligar tecnologia e sociedade em tempo real”, apontou. Para o futuro, David também quer continuar estudando e buscando uma oportunidade na área, além do desejo de conciliar com outra profissão, a de jornalista, para “seguir o legado do futuro tecnológico para todas as pessoas”, indicou.

Pós-graduações e residências

As cerimônias de conclusão dos programas de Residência Multiprofisssional e Uniprofissional em Saúde e de Residência Médica serão nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022. A solenidade dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu será no dia 17 de março de 2022.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, trata-se de um ato de homenagem e reconhecimento a toda a dedicação dos concluintes e também ao trabalho dos professores e técnicos. “Esses profissionais que muito em breve participarão das cerimônias de conclusão são de fundamental importância para o nosso estado e país. São pessoas que buscaram além do seu grau de formação, buscaram uma nova especialização, o aprimoramento de seus estudos para melhor servir à sociedade. Nós da Universidade ficamos muito felizes com esse resultado, em vermos profissionais conscientes, que vão levar seu saber para uma vida melhor a todos”, falou.

O calendário das solenidades pode ser conferido na Portaria a seguir. Todas as cerimônias agendadas para o período vespertino serão às 15h e as agendadas para o período matutino serão: às 9h30 no dia 13 e às 9h no dia 14.

Download (PDF, 232KB)

Texto: Ariane Comineti