Cogecom debate sobre Políticas de Comunicação das universidades federais

Nesta quarta-feira (13), os representantes do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reúnem no Câmpus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, para discutirem sobre a temática “Políticas de Comunicação nas Instituições Federais de Ensino Superior”. O encontro será híbrido e aberto a todos servidores e profissionais ligados à área da comunicação, tanto a atividade quanto estudo ou pesquisa.

Segundo a diretora do Cogecom e também da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS, Rose Mara Pinheiro, o encontro é importante para promover o compartilhamento das experiências para a elaboração da política de comunicação, que é o documento que reúne as diretrizes para toda a instituição. “De forma híbrida, a ideia é que a temática reúna mais profissionais e pesquisadores e contribua para as universidades que estão iniciando a elaboração ou revisando sua política”, explicou.

Durante o encontro serão discutidas as políticas de cada instituição, as práticas realizadas pelas universidades e a construção do documento e de tais diretrizes pela UFMG. A gravação do evento será disponibilizada, posteriormente, no canal do Cogecom Andifes.

As políticas de comunicação das universidades são estratégicas e trazem um conjunto de orientações para estudantes, servidores e colaboradores sobre como deve ser a postura e o comportamento no âmbito comunicacional com o público que tem acesso e contato com a Universidade.

No portal do Cogecom, é possível conferir a política de comunicação das universidades federais participantes do conselho, inclusive a da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Confira a programação do Encontro:

Manhã:
Link para acesso: https://us06web.zoom.us/j/85222183712?pwd=azBya0NrdDFhbjE1Y0ptYW04VlpPU
T09

– 8h30/9h – Abertura
Profa. Sandra Regina Goulart Almeida – Reitora UFMG
Profa. Fábia Lima – Diretora Cedecom UFMG
Profa. Rose Pinheiro – Diretora Cogecom Andifes / Agecom UFMS
Gustavo Henrique de Sousa Balduíno – Secretário Executivo Andifes

– 9h/9h30 – A institucionalização do Centro de Comunicação e a construção da política de comunicação da UFMG
Flávio Almeida – Vice-diretor Cedecom UFMG
Isaura Mourão – Coordenadora da Assessoria de Imprensa da UFMG