Certificado da Times Higher Education destaca classificação da UFMS

A Times Higher Education enviou ontem, 13, o certificado da UFMS pela colocação no ranking de impacto de desenvolvimento sustentável, o THE Impact Rankings 2022. A certificação destaca os indicadores Qualidade na Educação (4), Igualdade de Gênero (5) e Trabalho e Crescimento Econômico (8), nos quais a UFMS recebeu pontuação de relevância entre as instituições participantes.

No ranking geral, a Universidade ficou na faixa das 301-400 melhores instituições de ensino superior entre as 1.406 analisadas, em 106 países. Na avaliação, a UFMS avança na classificação e se mantém, pelo terceiro ano consecutivo, entre as universidades de destaque em impacto sustentável no mundo. Em 2020 e 2021, a Universidade ficou na faixa de 401-600. Ao todo, 48 instituições de ensino brasileiras integram o THE Impact Rankings 2022, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição na classificação geral nacional.

Para o reitor Marcelo Turine, a classificação é um reconhecimento pelo trabalho realizado pela Universidade nos 17 indicadores avaliados. “A cada ano, estamos mais conscientes sobre a sustentabilidade, a inovação e o respeito com os recursos naturais e às pessoas. Então, é uma alegria receber essa certificação, mas não é uma surpresa, porque todos nós estamos trabalhando, para diariamente, melhorar, cada vez mais, o nosso ambiente”, disse.

Entre os 17 ODS, a UFMS foi classificada em 88 no objetivo Qualidade da Educação (4) e na faixa de 101-200 em Igualdade de Gênero (5) e Trabalho Decente e Desenvolvimento Econômico (8). No item 17, relacionado  às parcerias para o alcance das metas, a UFMS ficou na faixa 601-800, sendo este o único item obrigatório para a participação das instituições.

“É a primeira vez que conseguimos melhorar a nossa posição geral”, ressalta a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol. “Tivemos destaque, principalmente, na educação de qualidade. É uma alegria muito grande ver os nossos esforços reconhecidos através desse ranqueamento feito pela Times Higher Education”, frisa a diretora.

O reconhecimento é reflexo da atuação sustentável da Universidade, que, desde 2018, vincula todos os projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação a pelo menos um dos Objetos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A medida tem o objetivo de engajar a Instituição na Agenda 2030 e aplicar as metas promovidas pela Organização das Nações Unidas.

Entre outras ações, a Universidade aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo. Com a adesão, a UFMS se compromete ainda mais em promover os ODS.

Critérios de classificação

A Times Higher Education é uma instituição britânica especializada em educação e o ranking avalia universidades de todo o mundo com relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A pontuação geral é definida a partir da pontuação do ODS 17 (valendo até 22% da pontuação geral), mais os três mais fortes dos outros ODS para os quais as instituições forneceram dados (cada um valendo até 26% da pontuação geral).

Download (PDF, 897KB)

Texto: Mylena Rocha