Centro Cultural do Câmpus da UFMS de Aquidauana recebe a exposição Itinerâncias

De 13 a 23 de agosto, a exposição Itinerâncias chega ao Centro Cultural do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq), como parte das celebrações dos 46 anos de Federal. A mostra, aberta na Cidade Universitária, reúne o acervo da Universidade de obras originais de artistas regionais e irá percorrer todos os câmpus até o fim de 2025. A visitação é gratuita e aberta à comunidade.

A diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Rozana Valentim, explica que a movimentação cultural da exposição gera benefícios para a comunidade universitária. “Conhecer as representações artísticas de Mato Grosso do Sul é uma oportunidade para conhecer a história e reconhecer como, a partir da arte, são registrados nosso povo, suas cores, seus jeitos de viver. Estar em todos os câmpus com a exposição Itinerâncias é permitir o acesso à produção artística local, conhecer os artistas e suas temáticas, deslocar do centro e percorrer todos os municípios em que a UFMS se faz presente. É nosso papel, enquanto Instituição, fomentar a cultura”, destaca.

Entre os artistas com obras expostas estão Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas. “Neste ano, perdemos dois artistas que compõem a exposição: o Adilson Schieffer e o Jonir Figueiredo mais recentemente, o que nos propõe refletir sobre o reconhecimento dos nossos artistas, suas memórias, suas poéticas e a relação com o público e com a estética de suas produções, que ficam para continuar o diálogo e instigar novas propostas”, relembra a diretora. Figueiredo acompanhou a abertura da mostra no dia 30 de junho e faleceu 26 dias depois, durante o 3º Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito.

Para a diretora do CPaq em exercício, Adriana Wagner, ações como essa ampliam o acesso à cultura e contribuem para a formação de uma UFMS cada vez mais conectada com seu território. “Ter acesso a um acervo com obras originais de artistas locais valoriza não apenas a arte regional, mas também reforça o papel da UFMS como espaço de difusão cultural. Neste momento, em que a mostra chega ao nosso Câmpus e será exposta no nosso Centro Cultural, é ainda mais significativo poder compartilhar essa experiência com a comunidade externa, fortalecendo os vínculos entre a UFMS e a sociedade. Para a comunidade acadêmica é um momento de encontro com a identidade sul-mato-grossense por meio da sensibilidade artística, além de incentivar o olhar crítico, a apreciação estética e o diálogo entre diferentes formas de expressão”, enfatiza.

O Centro Cultural do CPaq foi inaugurado em 2024, com intuito de compartilhar vivências, experiências, histórias, arte e cultura, além de se tornar um ponto de referência para a interação entre a população do município com a Universidade. O espaço está localizado na R. Pandiá Calógeras, 387 – Centro. Mais detalhes sobre os horários de funcionamento estão disponíveis aqui.

Texto: Thalia Zortéa

Foto: Raul Delvizio