Nova oferta do curso English as a Medium of Instruction (EMI) está aberta aos professores da UFMS interessados em ministrar disciplinas na graduação e pós-graduação na língua inglesa. A capacitação é gratuita, ofertada nas modalidades básica e avançada e será de 9 a 13 de dezembro na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas até 2 de dezembro no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
A formação básica é voltada aos professores que ainda não têm nenhum conhecimento sobre o EMI, já a avançada é destinada para os professores que já participaram do curso anteriormente e agora poderão obter o aperfeiçoamento, trocas de experiências e reavivamento das práticas e princípios do EMI.
“O curso EMI permite que os professores desenvolvam o inglês em suas disciplinas com maior assertividade, ampliando sua gama de ferramentas e estratégias para envolver os discentes e oferecendo uma maior confiança em atividades profissionais acadêmicas tendo o inglês como o meio de comunicação. Nesse sentido, o curso permite o desenvolvimento da chamada ‘internacionalização em casa’ na UFMS, ou seja, a oportunidade de desenvolver a compreensão do inglês e das suas competências interculturais dentro da própria Universidade”, informa o diretor de Internacionalização, Gustavo Câncio.
O professor do Câmpus de Três Lagoas, responsável pelo planejamento e ministrante do curso, Fabricio Tetsuya Parreira Ono, lembra que todo processo de internacionalização do ensino superior é atravessado pelas linguagens, que são pilares para que o processo ocorra. “Quando pensamos em EMI, temos que lembrar que a língua inglesa, usada como língua internacional, serve como instrumento para que possamos nos comunicar com pesquisadores do mundo todo. Assim, capacitar os professores da UFMS para ensinar em língua inglesa é uma possibilidade de expandirmos nossos diálogos com outras instituições mundo afora e, também, ampliar a divulgação científica do que é realizado em nossa Instituição”.
Para a inscrição, além de ser professor da UFMS, é preciso ter currículo cadastrado na plataforma Lattes e ter conhecimento da língua inglesa compatível com o nível B2 ou quarto nível no Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas. Os professores capacitados deverão oferecer disciplina ministrada na língua inglesa, de forma individual ou em conjunto, a partir do primeiro semestre de 2025, com apoio da unidade especializada em internacionalização e da Agência de Educação Digital e a Distância.
“Desde 2019, ano de oferecimento do primeiro EMI na UFMS, o curso tem sido importante para melhorar os conceitos das graduações e pós-graduações, para qualificar e internacionalizar o ensino, a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico, o empreendedorismo e a inovação, para melhorar o posicionamento da UFMS nos rankings universitários, para possibilitar uma maior integração da Universidade no ambiente acadêmico internacional e aumentar o número de estudantes estrangeiros em disciplinas na UFMS”, finaliza o professor Gustavo Câncio.
O edital com todas as informações sobre o curso e inscrições pode ser acessado neste link.
Texto: Ariane Comineti