Até o dia 10 de agosto, professores de cursos de graduação e pós-graduação de todas as áreas de conhecimento da UFMS podem se inscrever para capacitação em língua inglesa, voltada para o desenvolvimento de habilidades comunicativas para a docência. O curso é oferecido por meio de ação conjunta da Universidade com a Regional English Language Officer da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Para participar, é necessário preencher formulário on-line no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
Esta é a primeira vez que a UFMS oferta a capacitação, como explica o diretor da Agência de Internacionalização, Gustavo Cancio. “A proposta surgiu a partir do fortalecimento da parceria entre a UFMS e a Regional English Language Officer, alinhando-se às diretrizes de internacionalização da Universidade e ao objetivo de incentivar a oferta de disciplinas ministradas em inglês”, afirma.
“A parceria foi viabilizada por meio da atuação da Agência de Internacionalização e do professor Fabricio Tetsuya Parreira Ono, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas, a partir do estabelecimento de diálogo com a Embaixada e o Consulado dos EUA no Brasil. A ação conjunta possibilitou a oferta do curso com uma professora estadunidense, contribuindo significativamente para a qualificação dos docentes da UFMS”, complementa Cancio. A formação visa qualificar os professores para que ofereçam disciplinas em inglês posteriormente.
Segundo o diretor, o curso também é resultado de temas que surgiram durante a UFMS Participativa. “A capacitação está em consonância com os indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Pedagógico Institucional da UFMS para o período de 2025 a 2030. O foco é a qualificação e internacionalização do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. A ação dialoga com pautas que surgiram na plataforma da UFMS Participativa que abordavam a internacionalização do ensino”, comenta.
“Essa oportunidade representa um avanço estratégico para a UFMS. Para os docentes, é uma forma de ampliar suas competências linguísticas e didáticas, além de abrir novas possibilidades de cooperação internacional. Para os estudantes, o contato com disciplinas em inglês contribui para a formação global e melhora sua preparação para programas de mobilidade e inserção em contextos acadêmicos internacionais”, reforça o diretor.
Para participar, é necessário ter nível intermediário em língua inglesa B1. Há também critérios de avaliação para o processo seletivo dos candidatos, como publicação de artigos em língua inglesa nos últimos cinco anos, apresentação de trabalhos em eventos internacionais, ter participado de curso English as a Medium of Instruction ou ser docente permanente de programa de pós-graduação. “Será aprovado um docente por unidade da Administração Setorial, conforme a maior pontuação obtida. Havendo vagas remanescentes, estas poderão ser redistribuídas com base na pontuação geral dos candidatos, respeitado o limite total de 25 vagas”, acrescenta Câncio.
A formação será realizada de forma on-line, com início previsto para 27 de agosto. O edital está disponível aqui.
Texto: Rúbia Pedra
