Câmpus de Paranaíba garante ensino superior na região nordeste do Estado

Na divisa do estado de Mato Grosso do Sul com Goiás e Minas Gerais, a cidade de Paranaíba, importante polo industrial, da pecuária e comércio na região, foi presenteada em 2001 com a oferta de três cursos superiores da UFMS.

Em 24 de maio de 2000, o Conselho Universitário da UFMS aprovou, por intermédio da Resolução Coun nº 18, o Regimento Geral da UFMS, que trazia referências ao Câmpus de Paranaíba.

Mas foi na Resolução Coun nº 10, de 3 de maio de 2001, que foram definidos os três cursos superiores de graduação no município: Administração, Matemática e Psicologia. Para esses cursos, foram abertas inscrições já para o Concurso Vestibular de Inverno 2001.

A partir de sua implantação, o Câmpus de Paranaíba passou a funcionar no Educandário Santa Clara – Prevê-Objetivo, por meio de convênio firmado com o Município e a Associação Brasileira das Franciscanas de Agudos. Já em 2003, com a demanda de espaço maior, o CPAR se instalou na Escola Municipal Maria Luíza Corrêa Machado.

Mais tarde, em agosto de 2005, ainda na procura de melhores instalações físicas, convênio com órgãos governamentais permitiu a instalação do câmpus no colégio Educacional Valmir Lopes Cançado.

Somente em janeiro de 2006 iniciou-se a construção do prédio definitivo do CPAR, em terreno doado pelo Município. No segundo semestre de 2007, as atividades acadêmicas puderam ser iniciadas nas instalações definitivas.

Além dos cursos de graduação, o CPAR oferece MBA Gestão Estratégica de Organizações. Atualmente conta com 494 alunos na graduação e oferece 130 novas vagas anualmente.

Paula Silveira (com informações de arquivo, site e direção do CPAR)

Foto: arquivo CPAR