Campanha Eu Respeito trata empatia, preservação e uso consciente dos recursos

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar toda a comunidade acadêmica, a campanha Eu Respeito está distribuindo adesivos informativos por toda a UFMS. A ideia é chamar a atenção para as pessoas, para as coisas e para o consumo, por meio das as frases Eu Admiro, Eu Cuido e Eu Economizo, respectivamente.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, comenta que a campanha pretende ter um olhar diferente para o nosso espaço acadêmico e tudo o que o compõe. Ela lembra também que um dos objetivos da campanha é a formação de melhores cidadãos para a sociedade. “A Universidade constrói além do conhecimento, ela forma pessoas. ”

O adesivo Eu Admiro vem lembrar a empatia entre todos os alunos, professores e servidores da UFMS. Um sentimento que deve ser recíproco e cultivado para que o campus se torne um espaço cada vez mais agradável e melhor. Respeitar sempre o trabalho de motoristas, professores, técnicos, pessoal terceirizado, ou seja, todos os servidores.

Já o adesivo Eu Cuido mostra a necessidade de cuidar e preservar tudo o que existe nos campus, seja material ou não. Nesse sentido, as imagens ilustrativas remetem aos livros da biblioteca, ao ambiente de sala de aula, aos equipamentos de laboratórios e também ao meio ambiente e ao lixo. Estão incluídos valores como conservação e preservação, sempre pensando no próximo.

Por fim, o adesivo Eu Economizo tem como princípio o uso consciente e a redução do desperdício dos recursos, como energia, água, papel, copos descartáveis. Para se ter uma ideia, a Universidade gasta por mês uma média de R$ 1,3 milhão com o consumo de energia, água e esgoto nos campus. “A conscientização sobre o recurso é muito importante para reduzir esse valor e poder aplica-lo em outras demandas”, disse Ana Rita.

Texto: Gustavo Zampieri (estagiário de Jornalismo)