Campanha Eu Respeito de Novembro tem como tema o Conhecimento

Desenvolver e compartilhar o conhecimento são missões da Universidade, impulsionando a formação de profissionais qualificados, a transformação social e o crescimento sustentável do país. Esse propósito orienta as ações que fazem da UFMS uma Instituição de excelência e guiam a campanha Eu Respeito de novembro, que tem como tema o Conhecimento. O mês também é marcado pela campanha de conscientização sobre a saúde do homem e importância da prevenção do câncer de próstata. Em alusão à data, o Monumento Símbolo será iluminado com a cor azul.

A busca pelo conhecimento move os interessados em ingressar em cursos de mestrado e doutorado na UFMS. Até 19 de dezembro, seguem abertas as inscrições do processo seletivo unificado da pós-graduação, que oferece mais de 1300 vagas. Os candidatos podem conferir os prazos de cada etapa e os pré-requisitos dos programas no edital.

Em todo o mês de novembro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas fará visitas às Unidades para conscientização dos servidores quanto aos exames periódicos, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A visita também busca fortalecer a campanha do Novembro Azul com a promoção de saúde e o bem-estar dos servidores da UFMS, além do compromisso da Instituição com a promoção da saúde e a qualidade de vida.

O mês também é marcado pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no dia 20. Em alusão a data, entre os dias 3 a 8 de novembro, a semana será especial com o Festival Africanidades: Travessia Cultural na UFMS, que busca a valorização, integração e difusão da cultura afro-brasileira e africana. Realizado em parceria com o Centro Cultural Instituto Projeto Livres, a programação contará com desfiles, feiras gastronômicas, rodas de conversa, apresentações artísticas e exposições acadêmicas.

A produção audiovisual universitária entra em cena nos dias 4 a 7 com o Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul. Em sua sétima edição, o festival se inspira no poeta Manoel de Barros com o chamado a “desver o mundo”. Toda a programação é gratuita e presencial com exibições de curta-metragem, filmes, oficinas, debates e exibições especiais, com participação de pesquisadores e profissionais da área renomados no país. Confira aqui.

Já na UFMS de Chapadão do Sul, o 1° Simpósio Internacional da Pós-Graduação em Agronomia e 1° Workshop Tecnologias Integradas ao Uso de Fertilizantes em Sistemas Integrados de Cultivo com o tema “Do manejo do solo à agricultura digital: integrando tecnologias para altas produtividades” será realizado entre os dias 4 e 5.

Nos dias 5 a 7, o conhecimento fica por conta do 8º Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e 26ª Semana de Letras, com pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados nas diversas áreas de estudos de linguagens e literatura em palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos.

Já o dia 8 será de diversão na Cidade Universitária com o Desafio de Corrida de Orientação das Unidades e Atléticas, com concentração a partir das 7h30, no Mercado Escola da UFMS. As inscrições para essa atividade podem ser feitas até o dia 3 aqui.

O dia 9 marca a premiação final e a apresentação pública das canções populares do Festival Universitário da Canção, às 18h, no Teatro Glauce Rocha, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. O evento contará com a apresentação das músicas finalistas e com o show especial 30 anos d’O Bando do Velho Jack.

Outra ação prevista em alusão ao mês da Consciência Negra será realizada no dia 10 em parceria com o time Enactus na UFMS de Paranaíba (CPar). A roda de conversa terá o professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Guilherme Tomazelli e propõe o diálogo acerca das perguntas “Consciência Negra e Juventude: desafios e caminhos para enfrentar o racismo hoje; Qual papel da mulher negra na sociedade? Qual papel da Universidade?”. A programação iniciará às 17h.

O ingresso na Universidade é uma das fases mais importantes para o aumento do conhecimento. Até 12 de novembro, os candidatos ao Vestibular e ao PASSE UFMS 2025 podem realizar suas inscrições em ingresso.ufms.br. Já o pagamento da taxa de inscrição pode ser realizado até o dia 13.

Já entre os dias 12 e 14, será realizada a Game Jam Plus, seletiva local da jornada de desenvolvimento de Jogos Digitais, na Faculdade de Computação.

Também no dia 12, das 8h às 11h, a comunidade universitária está convidada para o curso Atendimento de Qualidade: Respeito à Diversidade, oferecido pelo Observatório da Cidadania, a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade e a Secretaria de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul. A capacitação será realizada na Casa da Ciência e Cultura da UFMS e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no formulário.

Para promoção das melhorias na Universidade, os professores e estudantes de graduação e pós-graduação têm até 14 de novembro para participar da Avaliação de Disciplinas, referente ao segundo semestre deste ano, por meio do Sistema de Avaliação Institucional.

Ainda em alusão ao Dia da Consciência Negra, o 8º Seminário Regional Diálogos Interculturais, a 6ª Semana da Consciência Negra e o 1º Seminário Internacional sobre Políticas Afirmativas na Pós-Graduação serão realizados entre os dias 17 e 19 com debates em parceria com docentes o Estado, abordando a diversidade em sua constituição social, os limites de uma formação antirracista e de valorização da pluralidade cultural.

O conhecimento e a inovação andam de mãos dadas e no dia 18, a Universidade promove a palestra Do Campus ao Mercado: Inovação que Conecta, para unir a comunidade universitária aos temas ligados à inovação. A programação será no auditório do Complexo Multiuso 1, com palestrante Diogo Cortiz e realização Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul.

Junto à inovação, o empreendedorismo complementa o saber da Universidade na 1ª Feira de Empreendedorismo do Câmpus de Chapadão do Sul no dia 18, no Hall do Bloco 1, das 18h às 21h.

O conhecimento os trouxe até aqui e no dia 23, os concluintes dos cursos de Bacharelado e Tecnólogos irão realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A equipe da Universidade estará nos locais de prova para apoiar os mais de mil participantes, com abertura dos portões às 11h e fechamento às 12h.

Para celebrar a conclusão e os resultados obtidos da ação da UFMS Corregedoria e Ouvidoria Presentes, realizada ao longo de 2025, e a inauguração do espaço institucional de diálogo contínuo sobre governança, integridade e ética, será realizado nos dias 24 e 25 o 1º Seminário de Integridade da UFMS: Cultura Ética como estratégia de governança, em parceria com a Controladoria-Geral da União. O encontro reunirá servidores e gestores de órgãos federais, para debater desafios éticos, prevenção de riscos, combate a assédios e discriminação e fortalecimento da cultura de integridade.

Levar o que foi aprendido na sala de aula para a comunidade também está alinhado com o tema deste mês. Nas terças-feiras de novembro, a Faculdade de Direito, por meio do projeto de extensão Prática Jurídica em Seguridade Social, irá oferecer atendimento ao público, consultas jurídicas, plantão de tira dúvidas sobre direitos previdenciários como aposentadorias, pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-maternidade, auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiências, entre outros. O atendimento será realizado sempre às terças-feiras no Juizado Especial Federal, na Rua 14 de julho, 356.

A comunidade do CPCS já pode conferir as fotografias vencedoras do Concurso UFMS Além dos Olhos, promovido anualmente pela Agência de Comunicação Social e Científica, que está em exposição no Bloco 2 até o dia 10 de novembro. Já a comunidade de Nova Andradina está convidada para prestigiar a exposição Itinerâncias, nos dias 3 a 7, que faz parte das celebrações dos 46 anos de Federal e reúne o acervo da Universidade de artes plásticas de autores sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas originais. A mostra desembarca primeiro no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, onde fica até 5 de novembro, com abertura na segunda-feira, 3, às 10h, e, depois vai para o Câmpus da UFMS (CPNA), de 6 a 7. A visitação é gratuita e aberta a todos.

Para ampliar o conhecimento da comunidade do CPar, estão previstas a visitação ao Museu da cidade, além de uma exposição da história do município no câmpus.

Eu Respeito

UFMS inovadora, sustentável e humana.

Texto: Rúbia Pedra