Calouros serão recebidos em todos os câmpus da UFMS

Na próxima segunda-feira, dia 18, aproximadamente cinco mil alunos ingressarão nos dez câmpus da UFMS, distribuídos em 116 cursos oferecidos pela Instituição. Para dar início a esta nova etapa na vida dos alunos, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) organiza a Recepção aos Calouros.

A recepção Institucional será realizada em todos os câmpus da Universidade, com informações importantes para os calouros, porém, cada unidade está responsável por elaborar atividades extras, possibilitando uma acolhida personalizada.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, comenta sobre a expectativa da Universidade em receber os novos alunos além da importância do evento. “A recepção serve para acolher e receber os estudantes que chegam à nossa Universidade. A ideia é que eles possam conhecer um pouco da Instituição, o grupo que compõe a gestão da Universidade, os coordenadores, professores e seus colegas. Estamos organizando há quatro meses a recepção que contará com várias surpresas. Tudo está sendo cuidado com bastante carinho.”

Em todos os câmpus, os alunos serão acolhidos pela Universidade e por todo o corpo que a compõe, como grupos e entidades estudantis. O objetivo é mostrar informações necessárias e úteis para este novo ciclo, além da orientação sobre os diversos assuntos estudantis. No dia, os calouros receberão também um kit com camiseta e caneca.

Na Cidade Universitária, a organização conta com a parceira das Atléticas, Baterias, Empresas Juniores e Centros Acadêmicos. Além das surpresas já programadas, os novos alunos poderão participar de trotes solidários. O Centro Acadêmico do curso de Direito (Cajef) organiza pelo terceiro ano consecutivo o corte e doação de cabelo. A ação é aberta a todos os calouros presentes e será realizada no dia 19, no próprio Teatro Glauce Rocha, das 10h às 13h e das 19h às 22h.

O Presidente do Cajef, Pedro Dias Marques, conta para onde será destinado a doação. “As mechas serão recolhidas para o Projeto Social da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, que é responsável pela confecção de perucas para as mulheres em tratamento no hospital”.

No Campus de Ponta Porã, os calouros participarão de atividades culturais e recreativas com a parceria da Atlética e do Diretório Acadêmico Unificado, além de palestra e a apresentação dos projetos existentes. Em Chapadão do Sul, os novos alunos terão um momento de Roda de Conversa com seus veteranos e participarão do trote solidário e plantio de árvores.

Em Coxim, a recepção contará com a inauguração da geladeira solidária, apresentação da cozinha acadêmica e do “circulendo”. Os calouros poderão participar também de aula de dança, jogos e plantio de mudas de árvores. Já em Naviraí, a semana será agitada com karaokê, show de talentos, zumba, caça ao tesouro, torta na cara, corrida de saco e show de encerramento.

Para mais informações, datas e horários, confira a galeria abaixo.

Texto: Gustavo Zampieri (Estagiário de Jornalismo)