Calouros aderem ao Trote Solidário

Nesta sexta-feira, 21, a UFMS em parceria com o Instituto Sangue Bom realizam o Trote Solidário. O trote solidário promove a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea em Campo Grande e em todos os câmpus nos quais o município possui Hemocentro.

“É muito bacana podermos tratar da importância da doação de sangue e medula e poder incutir nos novos estudantes a responsabilidade social e a solidariedade e, assim, ampliar os estoques dos nossos bancos de sangue e a possibilidade de outras pessoas serem curadas por meio do transplante de medula”, comentou o diretor do Instituto Carlos Alberto Rezende.

A Universidade disponibilizou ônibus saindo do corredor central da Cidade Universitária no período da manhã e vai disponibilizar novamente a partir das 13h. “Hoje conseguimos melhorar nosso estoque, mas o importante é que venham durante todo o ano. É fundamental essa ação da Universidade, já que ela é um espaço de transformação social. Começar o ano letivo e receber os calouros com essa proposta foi muito bacana. Esperamos que os estudantes que vieram hoje, permaneçam como doadores durante todo o ano”, ressaltou a assistente social do Hemosul Cleusa Benites.

Acadêmico de Administração, Douglas Terra, já é doador de sangue e hoje voltou ao Hemosul para ajudar. “É muito bom poder auxiliar, até porque nunca sabemos quando vamos precisar. Sou doador regular e gostei muito da iniciativa”, disse Douglas.

Já Roberta Costa, de Enfermagem, doou sangue pela primeira vez e também optou em participar do cadastro de doadores de medula óssea. “Por ser a primeira vez, fiquei com um pouco de medo. Mas decidi ajudar, porque é algo necessário, precisamos participar de algo maior. O cadastro pode ajudar pessoas que moram no Brasil e em outros países. A sensação de poder ajudar alguém é muito boa”, falou a caloura.

Para Letícia Peralta, também do curso de Enfermagem, é uma ação que pode salvar vidas e por isso deve ser estimulada. “Minha mãe já é doadora de medula e estou aqui para poder contribuir como doadora de sangue, mas também como doadora de medula”, enfatizou a estudante.

Saiba mais sobre doação de sangue e medula no site do  Hemosul.

Texto: Vanessa Amin com colaboração e fotos de Miriam Valadares (TV UFMS)