A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas divulgou o cronograma e as etapas do processo de Avaliação de Desempenho de Servidores referente ao ano de 2023, este ano participarão 3274 servidores. A avaliação é um instrumento técnico que permite que os servidores façam uma retrospectiva autoavaliativa do ano anterior e possibilita a progressão funcional da carreira.
O instrumento possui etapas e cronogramas distintos para os servidores docentes e para os técnicos-administrativos em educação. Conforme a portaria, os professores podem preencher o Plano de Atividades até o dia 10 de março e entregar o Relatório de Desempenho até o dia primeiro de abril por meio do Sistema de Avaliação Interna. A avaliação dos técnicos administrativos acontecerá entre primeiro de março a primeiro abril.
“A avaliação é importante para mensuração do desempenho individual dos servidores e, também, um requisito para aqueles que buscam a progressão e promoção da carreira. A grande maioria dos servidores que participaram da avaliação obtiveram êxito nas progressões”, explica a pró-reitora de gestão de pessoas, Gislene Walter da Silva.
Participam da avaliação todos os professores em exercício, substitutos, visitantes e aqueles que estão desenvolvendo atividades temporárias ou foram redistribuídos noutra Instituição de Ensino Superior (IFES). Os docentes que estão de licença por motivos de saúde ou gestação, e aqueles afastados para qualificação ou exercício de cargo de natureza especial ou administrativa deverão preencher o plano dentro de 15 dias após retomarem as atividades, a pontuação e a carga horária serão calculadas conforme os incisos I e II do art. 25 da Resolução n° 41/2018.
O processo de avaliação dos técnicos-administrativos também possui duas etapas, a primeira consiste no preenchimento da autoavaliação. A segunda é a avaliação feita pelo chefe imediato que observa o comportamento, as habilidades, as capacidades, as metas acordadas no plano de ação e os resultados alcançados pelo servidor.
Além do olhar individual e humanizado, a avaliação ilumina pontos frágeis no planejamento estratégico e traz subsídios para a elaboração de programas de capacitação e aperfeiçoamento. “O processo de avaliação de desempenho evidencia o nível de consistência das políticas de gestão e desenvolvimento de pessoas e o clima da organização”, explica a secretária de desenvolvimento pessoal da Progep, Claudia Macedo Pires.
Todos os técnicos administrativos precisam fazer a autoavaliação no sistema, incluindo àqueles que se encontram no Humap, em férias, afastados e em exercício provisório noutra instituição. Os servidores que estiverem cursando uma pós-graduação stricto sensu tem o valor mínimo de pontuação assegurado para alcançar a obtenção da progressão.
Para preencher a autoavaliação os servidores precisam acessar o Sistema de Avaliação Interna com o Passaporte UFMS e a senha, e em caso de dúvidas podem enviar um e-mail para sedep.progep@ufms.br.
Texto: Claiane Lamperth