Atletas da UFMS se destacam nos Jogos Universitários Brasileiros

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), maior competição universitária da América Latina, reuniu mais de sete mil participantes de todos os estados em Brasília, entre 18 e 25 de setembro. Neste ano, 10 estudantes da Universidade disputaram provas de esportes individuais e sete deles são bolsistas do programa Bolsa Atleta da UFMS.

Estudante da UFMS conquista a prata no JUBs

O estudante de Engenharia de Produção Erick Kenji Medrado Taira conquistou a medalha de prata no karatê, na categoria sênior acima de 84 kg. “É muito gratificante poder representar minha Universidade em nível nacional, por todo apoio que ela dá para os atletas que entram na faculdade e ainda querem continuar na vida de atleta”, afirma. Em 2022, ele também conquistou os títulos de campeão estadual e no Open Nacional.

Nesta edição, a Universidade também obteve bons resultados no breaking e no skate, duas das três novas modalidades presentes no JUBs, em virtude dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com intuito de difundir o esporte e inspirar a participação de novos atletas.

Estudante da UFMS conquista medalha em modalidade inédita do JUBs

A estudante de Educação Física Jenifer da Silva Aguiar participa do Projeto Breaking da UFMS e conquistou o bronze na competição inédita. “Eu tive a oportunidade e estou amando esse projeto, o nosso treinador Márcio é fantástico e me motivou muito para esse campeonato. E estou muito feliz com o resultado, pois é minha primeira vez e já consegui um pódio”, diz.

Estudante da UFMS é o 5º colocado no Skate Street

O estudante de Educação Física Nathan Vinicius Almeida Vargas, integrante do Programa Segundo Tempo Padrão, encontrou no JUBs um retorno ao esporte após uma lesão e ficou entre os cinco primeiros colocados no Skate Street. “Fico muito feliz em ver o skate adentrando a espaços que antes eram proibidos e é gratificante ser um estudante atleta e poder representar a UFMS e o Mato Grosso do Sul em um evento nacional”, complementa.

Outros sete estudantes também integraram a delegação da UFMS nos jogos, competindo nas modalidades de natação, atletismo, judô, karatê, xadrez e acadêmico, com apresentação do artigo científico “Estilo de vida de usuários de um Programa de Esporte Universitário”. Entre eles, estão Amanda de Albuquerque Wolf, Bruno Shinji Shimada, Guilherme Alves de Souza Andrade, Luanna Matos do Nascimento, Lucas de Almeida Pereira, Rafael Eitaró Oshiro e Vitória Aparecida Carvalho Rodrigues.

Para a secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Edinéia Ribeiro, é muito importante que a instituição incentive o esporte universitário e esteja presente em eventos como esse. “Os nossos jovens são espelho e inspiração para que outros jovens venham para a UFMS. O esporte possui um papel muito relevante na formação do cidadão, contribuindo também no desempenho acadêmico. A participação da Universidade no JUBs mostra para a sociedade que a nossa instituição vem ganhando espaço e respeito no esporte e sendo reconhecida nacionalmente”, esclarece.

A secretaria tem fortalecido o setor de esporte da Universidade, por meio de parcerias com instituições como a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, federações e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, confecção de uniformes, acompanhamento do desempenho esportivo dos estudantes atletas, auxílio financeiro para participação de competições, treinamentos por meio de projetos de esporte de rendimento, entre outras ações.

A delegação sul-mato-grossense disputou os jogos com 159 atletas, de diversas instituições de ensino superior do estado. Mais informações sobre os jogos podem ser obtidas no portal da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Acervo dos atletas e Proece