Atividade sobre Luta Antimanicomial é realizada na Cidade Universitária

Hoje (13) o corredor central da Cidade Universitária sediará das 8h às 14h uma exposição em alusão ao dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. A iniciativa é da Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (Lasme). A participação é aberta a toda a comunidade.

Segundo a organização “o objetivo é sensibilizar e ressaltar a importância da saúde mental frente ao tratamento humanizado, com discussões acerca da reforma psiquiátrica e das realidades sombrias dos manicômios. A Luta Antimanicomial teve seu início em 1987 com o lema ‘Por uma sociedade sem manicômios’ e é caracterizada por lutar pelos direitos de pessoas com sofrimento mental e por combater a ideia de que se deve isolá-las da sociedade. O movimento enfatiza que todo cidadão possui o direito de liberdade, de viver em sociedade e de ter acesso ao cuidado e tratamento sem precisar abrir mão do seu lugar dentro da sociedade. Sua meta está em trocar os hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços humanizados e abertos para o tratamento”.

Texto: Ariane Comineti com informações da Lasme