Assistência Técnica e Gerencial sobre bovinocultura de leite é realizada na Fazenda Escola da UFMS

Foi realizado, na Fazenda Escola da UFMS, na quarta-feira, dia 11, um “Dia de Campo” sobre Bovinocultura de leite, em Terenos (MS). A iniciativa foi uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural de Terenos e a Universidade. Também foram discutidos assuntos relacionados às vantagens e desafios da irrigação; silagem de milho e milheto; cultivares BRS capiaçu, BRS kurumi e o controle de ectoparasitas, que foram palestrados por meio de módulos.

“O objetivo foi mostrar ao produtor rural a atividade de bovinocultura de leite, apresentar o trabalho da Universidade e do Senar, como um órgão que além de dar assistência técnica e gerencial, proporciona ao produtor a prática no campo e mostra alternativas. Além disso, levar o conhecimento para o produtor e realmente transformar a vida dele, dizendo, que é possível levar essas alternativas para dentro de sua propriedade rural”, ressaltou a supervisora de assistência técnica e gerência de bovinocultura de leite do Senar, Natália Leite.

Para o coordenador da Fazenda Escola, Alexandre Dias, o evento também colaborou para uma produção mais sustentável. “Como a região de Campo Grande e cidades próximas possuem uma gama de pequenos produtores de leite, eventos como este têm como intuito agregar conhecimento e experiências de campo, possibilitando aumento em produtividade de maneira sustentável e rentável e consequentemente contribuindo para questões de âmbito social e qualidade de vidas destas famílias”, comentou.

Natália também reforçou a importância do evento, de colocar a informação como central, por meio do alcance com diversos produtores e interessados pela área. “É um raio em que a gente consegue abranger vários municípios e levar informação para muitas pessoas. A importância da Universidade ser referência, não só para o acadêmico ou graduado, mas também para o produtor rural, é fundamental neste processo de divulgação do conhecimento”, destacou.

Há 30 anos, a Fazenda Escola oferece atividades práticas para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Ela está localizada em Terenos, na Rodovia BR 262, Km 380, primeira entrada a direita sentido Campo Grande – Terenos – MS, com aproximadamente 42km da Cidade Universitária e possui estrutura para capacitação de estudantes e desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão. Funcionários, acadêmicos, docentes e pesquisadores utilizam o local para aulas e estudos, cerca de 500 acadêmicos da graduação e 150 estudantes da pós-graduação são atendidos pela Fazenda Escola.

Natália Leite também comentou sobre o evento ter sido realizado na região de Terenos, localização que possibilitou o alcance de pessoas de diferentes regiões. “Abrangendo mais de oito municípios, o evento não foi centralizado. Participaram produtores de vários municípios, então acho que a importância de ter um evento desse estilo também reside nisso”, afirmou.

Participaram aproximadamente 200 produtores rurais, 30 técnicos do setor pecuário, acadêmicos do curso de Zootecnia e de Pós-Graduação em Ciência Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, lideranças rurais e representantes de instituições apoiadoras. O evento teve contribuição da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS).

Texto: Mara Machado (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Senar/MS