As duas etapas da avaliação docente já estão disponíveis

O processo de avaliação docente é composto por duas etapas: I – Plano de Atividades, que deve ser preenchido, semestralmente, pelos docentes em exercício, inclusive visitantes e substitutos; e II – Relatório de Desempenho, documento que permitirá progressão funcional aos docentes da carreira de magistério superior da UFMS. O processo é normatizado pela Resolução nº 41/2018 – CD.

Plano de atividades

Até 21 de março, todos os docentes em exercício devem preencher, exclusivamente, pelo Sistema de Avaliação Institucional seu Plano de Atividades, ou seja, o documento que consiste no planejamento semestral das atividades de ensino, pesquisa e extensão, atividades administrativas e de representação. O calendário desta etapa está dividido em: 2019.1 (primeiro semestre) e 2019.2 (segundo semestre).

Os professores afastados ou em licença, deverão preencher o plano quando do retorno do afastamento, no prazo de quinze dias. Caso o professor não preencha e/ou não envie o Plano de Atividades Docente no período estabelecido, o Conselho da Unidade deverá reprovar o documento.

Relatório de atividades

Até dois de maio, impreterivelmente, os docentes da carreira de magistério superior da UFMS deverão realizar sua avaliação de desempenho, exclusivamente, pelo Sistema de Avaliação Institucional. Em calendário único, o sistema somente permitirá o preenchimento do Relatório de Desempenho das atividades realizadas em 2018.

Os servidores redistribuídos de outras Instituições Federais de Ensino Superior deverão preencher o relatório de desempenho no mesmo prazo do calendário. Os docentes em exercício provisório em outra IFES também deverão preencher o relatório pelo Siai. Nestes casos, é necessário que o docente envie documentação comprobatória da carga horária ministrada por e-mail ou via Sei, uma vez que esta informação não há como ser importada para o Siai.

A Auditoria Interna pode solicitar a apresentação de documentos para comprovação das informações preenchidas no Relatório de Desempenho a qualquer tempo.

O resultado final do Relatório de Desempenho Docente será publicado em Boletim Oficial (Art. 59). Os prazos para interposição de recursos serão de quinze dias a partir da publicação do resultado no BSO, que deverão ser protocolados na Unidade de Administração Setorial.

Download (PDF, 945KB)

Texto: Ana Carolina Monteiro (Com informações da DIDA/CDR/Progep)