Ação conscientiza comunidade acadêmica sobre descarte correto de lixo eletrônico

Projeto de extensão da Faculdade de Computação visa ao descarte de equipamentos que não funcionam mais e ao reaproveitamento dos que estão em condições de uso

O Brasil é considerado o quinto maior gerador de resíduos eletrônicos do mundo. Segundo pesquisa da Green Eletron em parceria com a Radar Pesquisas, entre os itens mais descartados estão os eletroeletrônicos de pequeno porte. Infelizmente, de acordo com o levantamento no Brasil, apenas em 2019, mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico foram descartadas e somente 3% desse volume foi reciclado.

Para esclarecer sobre o que é esse tipo de resíduo, bem como a forma correta de descarte a fim de evitar maiores danos ao meio ambiente, a Faculdade de Computação (Facom) realiza a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico. O projeto é coordenado pela professora Luciana Montera Cheung e acontece entre os dias 20 e 23 de setembro. “Queremos promover o descarte correto e, principalmente, a sua reutilização, seja do equipamento todo ou de peças que possam ser retiradas e reaproveitadas”, destaca Luciana.

“Realizamos uma ação dentro da disciplina de Sociedade e Ambiente em 2017. Em 2022, transformei a ação em projeto de extensão e, assim, ampliamos a participação para estudantes de toda a Facom para atuarem como voluntários na comissão organizadora. Nossa expectativa é que, daqui pra frente, se torne uma ação anual”, explica Luciana. Segundo a professora, os acadêmicos irão ficar no local de arrecadação e auxiliar na separação do material que funciona e do que não será aproveitado, bem como no seu armazenamento e destinação.

A coordenadora do projeto detalha que os interessados podem entregar: computadores, notebooks, mouse, tablets, celulares, teclados, videogame, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos em geral de pequeno porte, ou, ainda, partes dos itens eletrônicos. “Não receberemos apenas televisores de tubo, pilhas e lâmpadas”, reforça Luciana.

“Os itens poderão ser entregues em frente à entrada da Facom. Quem for até lá também poderá verificar se há algo que foi descartado e ainda possa ser aproveitado, ter alguma outra serventia”, comenta a professora.

Para a ação, a Facom conta com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade (Dides). “Será um momento de reaproveitamento, troca e destinação correta do que for descartado. No final da semana, a Diretoria será responsável por coletar o que restar e destinar a uma associação de recicladores de material eletrônico. Estão todos convidados a participar”, explica do diretor Leonardo Chaves de Carvalho. “Também estamos negociando com outros professores da Faculdade e de outras unidades que podem aproveitar o que for arrecadado em projetos e ações de ensino e extensão”, finaliza Luciana Montera.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Green Eletron