Acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia colam grau em Naviraí

Gratidão. Essa foi a palavra da noite e que esteve presente nos discursos de autoridades e formandos durante a cerimônia de colação dos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia do Campus de Naviraí (Cpnv), realizada na noite da última quarta-feira (5). O evento contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de servidores e professores da UFMS que lotaram o auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), onde a solenidade foi realizada. Ao todo foram 41 graduandos, sendo 16 do curso de Ciências Sociais e 25 do curso de Pedagogia.

O reitor, Marcelo Turine, e o pró-reitor de Graduação, Ruy Corrêa Filho, participaram da cerimônia. O professor do curso de Administração Marco Antônio Costa da Silva compareceu ao evento representando o diretor do Cpnv, Daniel Henrique Lopes. Outras autoridades do município e do estado também estiveram presentes.

Em seu discurso, o reitor Marcelo Turine agradeceu aos formandos por terem escolhido a UFMS e confiado sua formação profissional a uma das melhores, mais empreendedoras e sustentáveis universidades do Brasil e do mundo. “Façam a diferença por onde passarem, sejam inovadores, responsáveis, éticos e solidários, valores que a UFMS prima e incentiva”.

A acadêmica do curso de Pedagogia Marta Claudiane Ferreira foi a responsável pelo juramento profissional. Já a acadêmica Mayra Prachedes Queiroz, do curso de Ciências Sociais, foi a escolhida como oradora da cerimônia. Mayra relembrou os momentos de medo e angústia vividos, e também as alegrias que marcaram a vida dos acadêmicos durante a graduação. Ela ainda parabenizou os colegas que, assim como ela, vieram de outros cantos do Brasil em busca dos seus sonhos.

“É importante relembrar que essa conquista vai além da individualidade, pois os familiares, amigos e colegas de turma foram importantes em cada passo dado, sendo inclusive a força impulsora para prosseguirmos em alguns momentos”, ressaltou a formanda.

Para a graduanda Ana Paula dos Santos Pereira Coelho, do curso de Pedagogia, concluir uma licenciatura é também um ato de resistência. A formanda completou a fala citando uma das frases do educador e filósofo Paulo Freire. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Texto: Adolpho Nilson Prado (estagiário da Agecom no Cpnv)