Acadêmicos do PET Saúde realizam encontro nesta sexta-feira

O Primeiro Encontrão do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) da UFMS acontece hoje (13), no auditório da Faculdade de Odontologia (Faodo). O evento tem o objetivo de discutir e refletir sobre os aprendizados nas vivências e experiências do PET Saúde. Estudantes e docentes dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia fazem parte da equipe do PET.

De acordo com o professor do Instituto Integrado de Saúde e que auxilia no PET, Rodrigo Guimarães Almeida, serão apresentadas atividades desenvolvidas durante o ano. “Faremos uma amostra de todas as atividades feitas desde abril e que foram desenvolvidas nas Unidades de Saúde. Nossos grupos são heterogêneos, ou seja, há estudantes e professores das mais diversas profissões. Isso também acontece com os preceptores que são da rede municipal de saúde. Assim, falaremos sobre o que aprendemos uns com os outros, mostrando que é possível aprender e realizar um trabalho de qualidade em equipe”, explicou.

Para a acadêmica de Enfermagem e participante do PET, Sara Oliveira Rios, discutir sobre a interprofissionalidade colabora para um trabalho mais eficaz. “O PET proporciona exatamente isto, um momento de interação entre as áreas. Conseguimos ver na prática a importância da interprofissionalidade. Quando você atua com várias profissões em um mesmo caso, ele tem um resultado muito mais rápido, muito mais eficaz”, ressaltou.

Apesar de ser direcionado aos estudantes que compõem o PET Saúde, acadêmicos e professores de outros cursos e a comunidade externa também podem participar. “Toda comunidade acadêmica está convidada a participar. Vivemos um momento crucial para o ensino superior público e é importante que as pessoas saibam o que fazemos em prol da sociedade, especialmente, sobre os serviços de qualidade em saúde que oferecemos à população”, destacou o professor Rodrigo.

O PET Saúde é integrado por 60 acadêmicos, dez docentes e 20 preceptores da rede municipal de saúde. “Somos um grupo de profissionais e estudantes que busca contribuir para um Sistema Único de Saúde diferente, onde prevaleça, principalmente a prática colaborativa”, finaliza Rodrigo.

Texto: Mara Machado (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Mara Machado/Rodrigo Guimarães