Abertas oportunidades para doutorado pleno nos EUA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão Fulbright oferecem bolsa de estudos para doutorado nos Estados Unidos. Ao todo serão concedidas até 20 bolsas com duração de até seis anos.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas até o dia 31 de março de 2019 no link disponibilizado no site da Capes.

Entre os benefícios que o bolsista receberá nos três primeiros anos do curso estão: taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã; estipêndio mensal variável, conforme o campus e de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA para bolsistas de intercâmbio em dedicação exclusiva, e adicional de 50% do valor do estipêndio mensal para cobrir despesas de um dependente (exclusivamente cônjuge ou filho ou filha); seguro saúde para o bolsista e um dependente; passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA em classe econômica e para um dependente; e auxílio instalação no valor de US$ 1.300.

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Durante este período, o adicional de 50% do valor do estipêndio mensal e o seguro saúde para o dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo Programa.

Confira todas as informações sobre a seleção no Edital.

Texto: Ariane Comineti