Estudantes dos cursos de graduação presencial da UFMS têm até 31 de outubro para manifestar interesse em atuar como apoiador educacional. Há dois processos seletivos abertos, um voltado ao atendimento a estudantes com deficiência e outro voltado ao atendimento a estudantes surdos. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página auxilios.ufms.br.
A atuação junto aos estudantes com deficiência (EcD) será tanto nas atividades em sala de aula, quanto nas extraclasse, como reuniões de orientação e realização de trabalhos em grupo, entre outras. “Observamos na prática um cenário de inclusão. Quando o EcD tem um apoiador acompanhando ele, é um incentivo à dedicação, há o pertencimento àquela classe. Os estudantes apoiadores também têm uma oportunidade única de aprendizado, muitos são licenciandos ou fazem curso de Pedagogia, e com certeza aprendem além do profissional. Na verdade, toda comunidade universitária aprende, pois o convívio diário com EcD nos proporciona o exercício da cidadania”, aponta a diretora de Inclusão e Desenvolvimento Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Eliane Piranda.
Os selecionados irão exercer suas atividades com a supervisão e acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Inclusivo e Suporte Estudantil da Proaes. O valor mensal da bolsa será de R$ 1 mil, com vigência de março a dezembro de 2025. Há vagas para atuação em todos os câmpus da UFMS.
Além da matrícula regular na Universidade, entre os requisitos para candidatura estão a disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades, que poderão ser presenciais ou remotas; o acesso a equipamento e rede de internet; e não estar cumprindo sanção disciplinar ou possuir pendência com a Proaes ou outra instância da UFMS.
Como requisitos específicos, para o apoio a estudantes com deficiência é preciso ter sido aprovado em disciplina da área da Educação Especial, com comprovação no histórico escolar ou comprovação de outro vínculo com a área; e para o apoio educacional em Língua Brasileira de Sinais (Libras) é necessário ter fluência.
Mais informações podem ser obtidas nos editais publicados na página da Proaes.
Texto: Ariane Comineti