Estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFMS podem realizar mobilidade acadêmica internacional em instituições de 20 países com as quais a Universidade possui acordos de cooperação e intercâmbio acadêmico, científico, técnico, cultural e interuniversitário. Os interessados devem se inscrever na pré-seleção por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos, de acordo com os prazos estipulados no Quadro de Oportunidades de 2025.
A mobilidade acadêmica internacional fortalece a interação transformadora entre a UFMS e as instituições parceiras, além de promover a qualificação e internacionalização do ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e a inovação. Nos últimos cinco anos, a Universidade enviou mais de cem estudantes para programas no exterior e a expansão internacional da Instituição foi uma das motivações para criação da Agência de Internacionalização (Aginter), em 2024.
De acordo com o diretor da Aginter, Gustavo Câncio, a mobilidade acadêmica internacional traz inúmeros benefícios para a comunidade universitária. “Do ponto de vista da UFMS, há o fortalecimento da pesquisa e da inovação com a troca de conhecimento com instituições estrangeiras que permite o desenvolvimento de pesquisas em colaboração, aumentando a produção científica; e a ampliação de parcerias internacionais, com a UFMS consolidando sua rede de cooperação acadêmica, promovendo acordos e projetos conjuntos em ensino, pesquisa e extensão”, destaca. “Para os estudantes, há o seu aprimoramento acadêmico e profissional, com a vivência em instituições estrangeiras e o contato com diferentes metodologias de ensino e pesquisa, ampliando o repertório acadêmico e as oportunidades profissionais; e o desenvolvimento de competências interculturais, com o aprendizado de novas línguas e culturas, tornando os estudantes mais preparados para atuar em um ambiente globalizado”, completa.
Os estudantes selecionados poderão participar de intercâmbios de curta ou longa duração. Os afastamentos com tempo inferior a dois meses permitem a participação em eventos, cursos de formação e programas de verão ou inverno. Já os afastamentos de dois a seis meses são voltados para que o estudante curse disciplinas com aproveitamento ou enriquecimento curricular.
Para participar da pré-seleção, é necessário ser estudante de graduação ou de pós-graduação devidamente matriculado. No caso dos graduandos, entre as exigências estão ter concluído, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do total da carga horária exigida para o curso e apresentar média geral acadêmica igual ou superior a 6,5 no último semestre. Já o critério para o processo seletivo dos estudantes de mestrado e doutorado é relacionado ao rendimento de disciplinas já cursadas.
A estudante Kamila de Oliveira fez mobilidade acadêmica internacional na Universidade do Porto, em Portugal, e vê os impactos da experiência para sua carreira. “Vejo o período de mobilidade acadêmica como uma das experiências mais enriquecedoras que eu já vivi, tanto falando da minha vida pessoal quanto profissional. Me mudar para um país novo e descobrir tudo por conta própria foi o que tornou essa vivência tão marcante, porque em poucos meses ela me proporcionou experiências que eu talvez não viveria em anos de minha vida”, conta.
Como se inscrever
Os interessados devem ficar atentos ao Quadro de Oportunidades da Aginter para acompanhar as vagas disponíveis em diversas universidades pelo mundo e anexar, no momento da inscrição, os documentos exigidos para candidatura na instituição escolhida, junto com o histórico escolar do último semestre cursado. A pré-seleção não garante a vaga, visto que a confirmação da mobilidade acadêmica internacional é realizada por meio de carta de aceite emitida pela universidade estrangeira.
No momento, estão abertas vagas para diferentes áreas de conhecimento na Universidade Leuphana de Lüneburg, na Alemanha; Universidade del Gran Rosario, na Argentina; Universidade de La Guajira, na Colômbia; na Universidade do Porto e no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal; na Grande École D’Ingénieurs de la construction e na École D’Ingénieurs, na França; e Universidade de Jaén, na Espanha.
Mais informações estão disponíveis no edital abaixo:
EDITAL (AGINTER_PROGRAD_PROPP_UFMS) n 8, de 07-03-2025.
Texto: Thalia Zortéa