A Faculdade de Computação (Facom) recebeu a quinta visita da Reitoria Itinerante da UFMS, na tarde de segunda-feira, dia 21. O projeto tem como objetivo fortalecer vínculos e aproximar a Administração Central dos professores, diretores, técnico-administrativos e alunos de cada unidade.
A Facom conta com cerca de 1200 estudantes, 50 professores e diversas pesquisas nas áreas de tecnologia. A faculdade tem parcerias com instituições públicas e privadas como a Embrapa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual, além de desenvolver softwares gratuitamente no estado por meio do projeto Fábrica de Software.
“É uma emoção muito grande retomar a Reitoria Itinerante, em especial na Faculdade de Computação, aqui na minha casa”, relata o reitor, que iniciou sua carreira na Universidade como professor da Facom. “É um momento de diálogo, interação, integração, levantamento de sonhos, dificuldades, desafios e ganhos nesses praticamente três anos de administração. Então é uma emoção muito grande e um prazer estar com os diretores nas faculdades, professores de graduação, de pós-graduação e com os nossos alunos”.
O acadêmico do curso de Sistemas de Informação, Felipe Vasconcelos disse que a visita reafirma o compromisso da Universidade com os cursos. “É legal essa aproximação, a gente tem mais contato com a reitoria e consegue saber mais sobre o que está acontecendo na Universidade. E a gente consegue ver que de fato o curso é bem importante, porque até o reitor vem conhecer a gente!”.

“É uma atividade muito importante, dar esta oportunidade para os professores, técnicos, alunos poderem relatar anseios e dúvidas que eles têm, apresentar os projetos e planos da Facom e saber dos planos da Universidade como um todo. Apesar de saber isso em forma de documento, de notícias, de outras formas, esse contato direto com a administração central é de suma importância”, explica o professor e diretor da Facom, Henrique Mongelli.
O professor destacou também a relevância das pesquisas que a Faculdade de Computação tem para o país e para o estado. “Essa ideia de fortalecer a parte tecnológica, de informática, é importante para o estado, é importante para o país. Para que a gente não seja no futuro uma colônia tecnológica e que possamos produzir conhecimento e sermos capazes de ir para frente, de sermos inovadores e produzir conhecimento para a sociedade e para o país. ”
Ricardo Kondo é egresso do curso de Ciências da Computação na UFMS e atualmente dá aula na Facom. Ele ressalta a importância das visitas: “Quando eu entrei em 2012 nós não tínhamos essa proximidade com o reitor. Então eu acho válida essa interação entre a reitoria e os cursos em si da faculdade inteira, da computação, para discutir os pontos fortes e os pontos fracos”.
Texto: Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalismo)
Fotos: Leticia Bueno

