Servidores conhecem Museu de Arqueologia

Mais de vinte servidores da UFMS estiveram pela primeira vez no Museu de Arqueologia da Universidade (MuArq), hoje pela manhã. Eles aprenderam um pouco mais sobre a arqueologia e viram peças arqueológicas encontradas em sítios sul mato-grossenses. A visitação fez parte da programação do Festival Mais Cultura 2019.

O museu possui apenas 11 anos, mas abriga a história de mais de 12 mil anos atrás. O MuArq fica em um prédio totalmente dedicado à cultura. Logo no térreo, pode ser vista uma exposição de esculturas de povos indígenas. Já os artefatos que compõem a história dos antepassados sul-mato-grossenses podem ser achados no primeiro andar.

A visita começa com um vídeo explicativo, onde a história do MuArq e do acervo são contadas. Após, com a presença de guias capacitados para sanar qualquer dúvida e explicar sobre as peças expostas, os visitantes iniciam a visitação às peças arqueológicas. Artefatos que eram vistos apenas em fotografias de livros escolares, se tornam palpáveis e visíveis frente a frente.

Resquícios e artefatos das idades da pedra lascada e pedra polida podem ser observados. Cestos de cerâmica feito por povos antigos também estão expostos. A surpresa foi grande para a técnica em contabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Edna Costa Nunes, que nunca havia ido ao MuArq e se surpreendeu com o acervo. “Fiquei sabendo ontem que Universidade tem um museu. Estou amando a visita, eu gostei muito desse museu. Aqui, o que as guias falam, elas mostram”.

No local há à disposição pesquisadores, servidores da Universidade e estagiários que acompanham a visitação. A técnica em Arqueologia, Laura Pael explica que as pessoas que forem ao MuArq encontrarão um pouco da pré-história de Mato Grosso do Sul e sobre quem foram os primeiros habitantes do estado. “Há a possibilidade de conhecer o período pré-histórico da arqueologia do estado, aqui no museu”.

No final da visita, os servidores puderam brincar de ser arqueólogos. No espaço há uma grande caixa de areia com pás para que os visitantes possam ter a experiência de descobrir algum fragmento arqueológico.

O MuArq fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, primeiro andar. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Visitações com mais de dez pessoas devem ser agendadas previamente pelo telefone (67) 3321-5751.

Texto e fotos: José Câmara (estagiário de Jornalismo)