No dia 20 deste mês, a Liga Acadêmica da Saúde da Família (LASF) promove seu primeiro Simpósio que visa expandir os conhecimentos sobre a Atenção Primária no Sistema de Saúde. Na ocasião, serão expostos os desafios e os impactos desse nível de atenção na atualidade.
A Atenção Primária à saúde envolve uma série de recursos voltados ao manejo das situações de extrema complexidade que se apresentam com frequência na população. Entre esses recursos, destaca-se o acolhimento inicial, que favorece a concepção de uma ligação de confiança e compromisso dos usuários com a equipe e os serviços, sendo uma ação fundamental para a humanização do SUS, e se baseando fortemente na postura e conduta dos profissionais inseridos na Atenção Primária.

Como resultados de uma Atenção Primária realmente resolutiva, espera-se diminuição do agravamento de várias condições de saúde, detecção precoce de várias patologias e a prevenção de tantas outras, sem esquecer ainda das ações voltadas ao tratamento e a reabilitação. De acordo com a professora Claudia Du Bocage, coordenadora da Liga e do evento, no país esse nível de atenção não possui ainda a visibilidade necessária. “Infelizmente, há um descompasso histórico entre sua real importância e o grau de investimentos e reconhecimento que recebe na prática. É na Atenção Primária que mais de 80% dos problemas de saúde da população deveriam ser resolvidos, e se assim fosse, haveria desafogamento dos níveis mais especializados do sistema”.
Em consonância com os propósitos da Liga, o evento também surge com o objetivo de atrair profissionais para atuar nessa área, assim promover maior integração ensino-serviço. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade, porém com vagas limitadas. Os interessados em participar, deverão se inscrever através do link, disponível AQUI. Haverá emissão de certificado de 12 horas.
Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)
