A segunda edição do Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está sendo realizada na Cidade Universitária. A abertura da programação reuniu, no Teatro Glauce Rocha, professores, pesquisadores, estudantes e egressos do maior programa de pós-graduação em rede do Brasil, composto por 105 instituições associadas, nesta quarta-feira, 15. O evento busca promover atualização acadêmica e troca de experiências, além de fornecer um espaço de reflexão sobre o ensino de matemática na Educação Básica.
O vice-reitor Albert Schiaveto prestigiou a cerimônia de abertura e parabenizou o Instituto de Matemática (Inma) pelo trabalho de organização, que relaciona temas atuais como sustentabilidade, inteligência artificial e inovação nas diferentes discussões sobre ensino e aprendizagem da disciplina. “Eu quero dizer que é um privilégio, mas, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito grande trabalhar com a formação de formadores. Essa é realmente uma responsabilidade muito grande que as universidades têm, formar formadores, principalmente quando a gente trabalha com a formação básica. […] Isso é um investimento no futuro. Professores preparados inspiram alunos engajados e capazes de enfrentar os desafios contemporâneos na nossa sociedade“, pontuou.
“Eu tenho o prazer de recebê-los em eventos na nossa Universidade, no nosso Instituto, no nosso estado de Mato Grosso do Sul. Para nós, é uma grande honraria receber vocês aqui, porque a UFMS cada vez mais está se envolvendo nos rankings internacionais, nas pesquisas. […] Estamos cada vez mais abertos, estamos capacitados para receber eventos, seja qual for a magnitude”, destacou o diretor do Inma, Bruno Amaro.
O
professor do Inma e coordenador do evento, Leandro de Lima, completou que é uma alegria ter docentes de todos os estados do Brasil no encontro nacional, iniciado no Dia dos Professores, como uma forma de homenagear os profissionais que inspiram jovens e adultos. “Nós tivemos, mais ou menos, cerca de 500 inscritos que vão chegar, que estão chegando ao longo dos dias aqui na cidade. Nós teremos na programação dez plenárias, de professores que se dispuseram também estar aqui nesse momento. Nós teremos cinco palestras de premiados. A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) premia as melhores dissertações de cada região do país e hoje a tarde a gente vai ter essa programação. Nós teremos catorze oficinas. […] Então, vai ser um momento ímpar de poder trocar experiências ao longo dos dias”, ressaltou.
Uma das novidades anunciadas no evento foi a aprovação da criação do Doutorado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “São conquistas devidas a toda a coragem, persistência e também política da Sociedade Brasileira de Matemática e das universidades que compõem esta rede, bem como das professoras e dos professores das universidades e, especialmente, das professoras e dos professores que estão estudantes desta rede”, celebrou o diretor da Educação a Distância da Capes, Antonio Carlos Amorim.
A coordenadora nacional do Profmat, Walcy Santos, comemorou também os 15 anos da aprovação do mestrado. “Tenho muito orgulho de estar aqui representando a coordenação nacional do Profmat nesse evento em que a gente reúne boa parte das nossas produções. A gente traz também pessoas para poder trazer novas ideias para salas de aula, então para a gente é muito importante. […] Agradeço a toda a acolhida que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul proporciona, por estar aqui organizando essa evento de forma tão preciosa”, comentou.
Quem também demonstrou a alegria pela realização do evento na UFMS foi a presidente da SBM, Jaqueline Godoy Mesquita. “Esse encontro de matemática é um encontro muito importante para gente. A primeira edição dele aconteceu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, onde a gente deu a primeira edição do prêmio de dissertações do Mestrado Profissional em Matemática. A gente vê a importância de um prêmio para trazer visibilidade ao trabalho que está sendo desenvolvido em um programa tão especial como o Profmat. O Profmat, como a gente fala, é como se fosse a prata da casa da Sociedade Brasileira de Matemática, a gente tem mudanças de realidade por meio do Profmat e eu me sinto muito emocionada de ver a dimensão que esse programa tem, o impacto que esse programa tem na sociedade brasileira. Tenho certeza que o doutorado irá fazer a gente ampliar ainda mais esse impacto”, disse.
“Que vocês sempre façam, insistam, que existam eventos como esse. Não é fácil, com certeza, nessa roda viva do dia a dia, de tantas as coisas que a gente vai acumulando, parar e pensar nesse processo de ensino. […] Que nesse encontro vocês consigam dialogar, partilhar, construir também caminhos para que a gente possa, além do acesso à todos como diz a nossa Constituição, garantir permanência. Permanência na escola com qualidade e essa qualidade perpasse por todos os componentes curriculares”, finalizou a chefe da Divisão dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Analice Talgatti.
Texto: Thalia Zortéa
Fotos: Alíria Aristides
