Universidade investe R$ 40 milhões em 120 editais lançados em reunião inédita

Em 2025, a UFMS vai investir R$ 40 milhões em 120 editais para o fomento do ensino, pesquisa, extensão, sustentabilidade, empreendedorismo, inovação, tecnologia, comunicação e assistência estudantil. O anúncio foi feito durante a assinatura dos contratos de gestão com pró-reitores e diretores de agências e a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto, na tarde da segunda, 24, na presença de toda a equipe da Administração Central. O evento, que abriu o programa UFMS em Ação, foi realizado no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão.

De forma inédita, a equipe da Administração Central foi convidada para a construção coletiva das ações a partir da definição dos adjetivos inovadora, sustentável e humana. “Quero agradecer a cada um da equipe que contribuiu para os avanços e conquistas que tivemos nesses 120 dias de gestão Camila e Albert. É só com o trabalho coletivo, colaborativo, que a gente consegue realizar as ações que impactam a nossa comunidade universitária e todo o estado de Mato Grosso do Sul”, destacou a reitora.

Na terça, 25, foi a vez de todos os diretores das Unidades Setoriais participarem do programa UFMS em Ação, com a definição conjunta dos adjetivos inovadora, sustentável e humana, e na construção participativa para melhorias de fluxos e processos das ações estratégicas da Universidade, com a reflexão conjunta com as pró-reitorias, agências e diretores da Administração Central.

“É necessário cultivar um ambiente de respeito, percebendo no dia a dia, como podemos ser fator de soma na Universidade. Fazer com que a UFMS esteja cada vez mais à serviço das pessoas e sociedade, pensando na ciência como base para tomada de decisões. Assim podemos ajudar muito mais os governos, sem nos esquecermos do lema do desenvolvimento e da inclusão social”, destaca a reitora.

Durante os dois dias, os debates que foram realizados nos pequenos grupos foram apresentados para todos os participantes, com as principais ações e como podem ser incorporadas em benefício da comunidade universitária. “Agora a gente quer trabalhar todos os fluxos de comunicação, de atendimento e de melhoria da nossa Universidade. Continuaremos com a UFMS Participativa, […] pensando em como a gente vai ter o fortalecimento do pertencimento, da interação e que todos nós, líderes, técnicos, professores e estudantes, sejamos fator de soma para a nossa Instituição”, explica Camila.

Dinâmicas com lideranças

De acordo com o diretor do CPNA, Paulo Schotten, a imersão das lideranças da Administração Central e Setorial na construção de uma Universidade inovadora, sustentável e humana dará segurança para que as decisões realizadas no dia a dia estejam alinhadas com as metas da UFMS. “Esse processo todo de renovação, transformação, inovação que a Universidade vem fazendo culmina em uma ideia da Camila e do Albert de fazer um processo transparente. Só o fato de nos dar essa transparência, […] conhecer todas essas etapas nas quais nós participamos do desenvolvimento, nos dará total segurança para apresentar aos demais membros da comunidade. […] As demandas que aparecem terão total efetividade para podermos tomar uma decisão de forma correta e que venham de encontro com as aspirações, os objetivos traçados pela própria Universidade”, enfatiza.

Participante das atividades de segunda-feira, a secretária de Desenvolvimento Inclusivo e Suporte Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Mirella da Fonseca, conta que o momento foi inédito. “Em termos de participação efetiva para o trabalho, sem dúvidas vai ser muito bom e tenho certeza que daqui vamos construir uma melhor Universidade”, pontua.

Para a secretária do gabinete da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Márcia Freitas, a experiência também foi positiva. “Eu sou servidora da UFMS há 31 anos e é a primeira vez que a gente tem um encontro como esse, onde todos os líderes, lideranças, estão juntos para conversar a respeito da nossa Instituição. […] Hoje eu posso dizer que nós vamos levar a necessidade de nós ouvirmos, acolhermos para podermos gerar a mudança que a gente acredita ser necessária para a nossa Instituição”, conclui.

 

Registros do primeiro dia de atividades, com a equipe da Administração Central

Registros do segundo dia de atividades, com as lideranças da Administração Setorial

Texto: Vanessa Amin e Thalia Zortéa

Fotos: Alíria Aristides, Thalia Zortéa e Rúbia Pedra