Será realizado no Instituto de Química da UFMS (INQUI) entre os dias 13 a 24 de fevereiro de 2017 a 1ª Escola de Verão de Química para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico. O Projeto de Extensão está sendo coordenado pelos professores Ivo Leite Filho e Daniele Correia e consiste em aulas experimentais na Educação básica, visando o enriquecimento dentro da área de ciência e tecnologia.
O Projeto Escola de Verão de Química visa fortalecer a parceria entre a UFMS, UEMS, IFMS e as Escolas de Educação Básica no sistema público e particulares de Educação atingindo principalmente estudantes de Mato Gro
sso do Sul interessados em questões da ciência, tecnologia e sociedade.
sso do Sul interessados em questões da ciência, tecnologia e sociedade.O Projeto prevê a utilização de espaços no INQUI e outros espaços científicos da UFMS que promovam a divulgação da importância científica da UFMS. E essa ação objetiva a inclusão dos professores e estudantes da Educação Básica, buscando elevar o interesse participativo desses alunos com relação à produção científica. Outro aspecto deverá ser a formação de estudantes das Escolas Estaduais que disponham dos laboratórios de base científica nas Escolas Estaduais para atuarem como possíveis monitores e incentivadores do uso de aulas experimentais nestas escolas.
Já há 150 alunos inscritos, na faixa etária de 15 a 18 anos, de diversas escolas e cidades. Com a presença destes estudantes durante os dias 13 a 24 de fevereiro de 2017, os ministrantes dos cursos (10h) que serão graduandos de licenciaturas do 4º e 5º ano, também pretendem incentivar e trocar experiências entre as escolas, instituições envolvidas para desenhar a melhor forma e estratégias de incentivo aos jovens que gostam ou se interessam pela ciência
e tecnologia.
e tecnologia.De acordo com o professor Ivo Leite, coordenador do projeto, essa é uma oportunidade de apresentar a rotina da UFMS aos alunos do ensino médio. “Precisamos aprender a dialogar com o nosso público-alvo, apresentar nossos cursos e nossa infraestrutura para despertar o interesse deles em estudar aqui no futuro”, salientou o professor.
Serão oferecidos 18 minicursos relacionadas com temas de Química, com temas como A química da água, Química dos alimentos, Ácidos e Bases, Investigação Criminal, Eletrofloculação, Terra, Planeta… água? Tratamento de água e consumo consciente, Perfumes uma Química Inesquecível, Super trunfo da tabela periódica, Química dos cheiros, Produção de Biodiesel, entre outros.
Também serão realizadas 13 visitas técnicas aos laboratórios de pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Haverá grupos, laboratórios, alunos do programa de Mestrado e Doutorado em modalidades como O cérebro do adolescente: limitações e oportunidades, Setor de Bioquímica e as Linhas de Pesquisas, Complexos Metalicos-Metalofármacos: Aplicações na medicina e materiais luminescentes, jogos e desafios da Matemática.
