2ª Feira de Empreendedorismo Indígena do Pantanal reúne exposições de artesãos e artistas em Aquidauana

Neste sábado, 11, é realizada a 2ª edição da Feira de Empreendedorismo Indígena do Pantanal, organizada pelo Time Enactus do Câmpus de Aquidauana (Cpaq) e parceiros. O evento é gratuito e aberto às comunidades interna e externa, com palestras no auditório da Unidade 2, do Cpaq, além de exposições e intervenções artísticas no Shopping Atlântico. As inscrições podem ser feitas no formulário on-line por visitantes, expositores, estudantes, apoiadores e voluntários.

O encontro tem o intuito de oferecer um espaço de encontro entre a sociedade, as iniciativas pública e privada e a comunidade indígena local. A docente conselheira do Time Enactus do Cpaq, Mariana Euflasino, explica que os empreendedores encontram na feira uma oportunidade para divulgar seus trabalhos, para realizarem parcerias e visibilizar a herança cultural indígena. “Neste ano, o evento também contará com uma rodada de palestras e negócios, e esperamos um maior número de público e maior oportunidade de negociações e capacitações”.

A feira integra as ações do projeto Itukéti, iniciativa que fortalece e valoriza as tradições dos povos originários locais, fomentando o empreendedorismo indígena da região do Pantanal, com apoio de instituições parceiras, como a Rede Enactus Brasil, lideranças das comunidades e empresários. Nesta edição, os estudantes do 7º semestre do Curso de Administração também participam do evento, sendo parte da disciplina de elaboração de projetos.

“O evento fortalece o ecossistema de inovação de Aquidauana e região, promove geração de renda e articula-se com outras ações sociais, como a parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário com o Cpaq”, aponta a docente.

Durante a programação, o público pode conferir o ciclo de palestras, com apresentações do Senac MS e do Sebrae MS, que abordam temas como o empreendedorismo turístico e a agregação de valor no artesanato. No período da tarde, é possível aproveitar o trabalho dos expositores, que levam biojoias, acessórios, moda indígena, cestarias, produtos alimentícios e pinturas corporais. A partir das 17h, a Associação do Paxixi integra a rodada de negócios e o evento encerra com atrações artísticas, incluindo apresentação da Orquestra Indígena Teko Arandu.

Com início em 2023, o Time Enactus do Cpaq já conquistou premiações e participações em eventos nacionais. “O time foi selecionado para concorrer a novas premiações no Evento Nacional Enactus Brasil 2024, com a implementação e desenvolvimento do Projeto Itukéti“, narra a coordenadora.

Atualmente, 30 estudantes integram o time, que está aberto para mais interessados. Os processos seletivos são divulgados no perfil do Instagram da equipe.

Texto: Agatha Espírito Santo