18 grupos PET da Universidade se reúnem para debater processos avaliativos

No mês de setembro será realizada a 18ª edição do Interpet, evento que reúne os 18 grupos PET da UFMS presentes nos câmpus e na Cidade Universitária, de forma on-line. As palestras, discussões e reunião de tutores e discentes irão abordar a temática “O PET e o processo avaliativo: transversalidade e os objetivos de equidade”.

De acordo com o rodízio realizado entre os câmpus, esta edição está sob a responsabilidade dos cinco grupos do Campus de Três Lagoas: PET Matemática, PET Conexões de Saberes Matemática, PET Geografia, PET Enfermagem e PET História Conexão de Saberes, sendo esse último o responsável pela coordenação do encontro.

O Interpet estava programado para ocorrer presencialmente no primeiro semestre de 2020, no CPTL. No entanto, em função da pandemia da Covid-19, a comissão organizadora decidiu pela realização na modalidade on-line, como explica a representante discente do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento, Alessandra Pereira. “Esse novo modelo de evento é uma novidade, contudo, faremos o melhor para que seja tão frutífero quanto os demais. A pandemia inviabiliza o contato presencial, mas as tecnologias nos permitem que mesmo remotamente continuemos resistindo para que o PET possa existir”.

O tutor do PET História, professor Rafael Athaídes, explicou que a comissão organizadora priorizou temas que possam enriquecer o debate interno dos grupos da UFMS, de forma a garantir a socialização interna do conhecimento sobre o programa e suas diretrizes. “O Programa de Educação Tutorial visa realizar dentro da universidade brasileira o modelo de indissociabilidade de ensino, da pesquisa e da extensão. Além de um incentivo a melhoria dos cursos de graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na constituição brasileira e na LDB [Lei de Diretrizes Básicas]. O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo”, declara.

Segundo Rafael, o evento é importante “porque nos dá subsídios para participação dos grupos nos eventos maiores que ocorrem posteriormente ao primeiro Interpet, como o Ecopet e o Enapet, que também ocorrerão esse ano na modalidade on-line”.

O público-alvo é a comunidade petiana e os estudantes e professores ligados aos grupos, mas a palestra de abertura ministrada pela professora Rachel Nunes da Cunha, tutora do PET Psicologia da UnB, será transmitida pelo YouTube e todos que tenham interesse podem assistir.

Para Luana Feitosa, ex-diretora de representação estudantil da Comissão Executiva Nacional do PET, “o Interpet é uma forma dos grupos se reunirem para discutirem problemáticas acerca do programa, formas de melhorar a interação entre os grupos, trocar ideias a respeito de projetos, ajudar uns aos outros e até mesmo se juntarem para realizar projetos conjuntos”.

Além disso, Luana ressalta que se trata de uma oportunidade para preparar e organizar os grupos dentro da instituição, visando a participação em eventos maiores, com discussões e debates mais aprofundados. “O Interpet tem por objetivo, ainda, encontros como o Encontro dos Grupos PET do Centro-Oeste e o Encontro Nacional dos Grupos PET, que é de onde saem os encaminhamentos finais para serem levados ao Ministério da Educação”.

Para se inscrever ou saber mais sobre o evento, acesse a página no Facebook ou o site do PET História Conexão de Saberes.

Texto: Evelyn Souza (estagiária da Agecom no CPTL) e Leticia Bueno