Workshop e palestra debatem a surdez na sociedade atual

Como uma maneira de alimentar o debate sobre a surdez na sociedade, o campus de Aquidauana (CPAQ) organizou um workshop de Libras e uma palestra sobre a realidade do surdo no Brasil. As atividades, realizadas no dia 18, são parte da programação da campanha Eu Respeito, que põe em pauta o papel das Ações Afirmativas na comunidade acadêmica.

O workshop foi conduzido pela intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Katicilayne Roberta de Alcântara, que ressalta o envolvimento dos participantes em aprender mais sobre Libras. “O workshop foi muito positivo, pois conseguimos atingir os nossos objetivos, principalmente o de mostrar a importância da Libras no contexto social e ajudar na acessibilidade dos surdos”.

Na palestra “Ser surdo – desmistificando a surdez através de experiências”, o professor André Abi Rios do Centro de Formação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, contou em Libras suas experiências vividas ao redor do país como um homem surdo. Foi realizada uma interpretação oral para entendimento de todos os presentes.

“Fiquei muito feliz em ser convidado para participar do evento contando sobre minhas dificuldades e barreiras vencidas. Precisamos despertar o interesse de toda a sociedade para a importância do aprendizado da Libras”, afirma Rios.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Letícia Bueno