Visitas guiadas conectam história e natureza na semana de boas-vindas

Três visitas guiadas serão promovidas durante a semana de boas-vindas do primeiro semestre letivo de 2025, proporcionando integração e conhecimento para os estudantes. As atividades abordam diferentes aspectos da Cidade Universitária, desde a história da Universidade e seus monumentos até a biodiversidade local e os saberes tradicionais.

A Trilha da Memória, conduzida pela servidora Débora Resstel do Arquivo Central da UFMS, da Agência de Comunicação Social e Científica, será realizada nos dias 12, 13 e 14 de março, sempre às 8h, com saída do Ponto de Conexão Científica, localizado no Corredor Central. A inscrição pode ser realizada aqui.

Segundo a arquivista, a atividade permite aos participantes conhecer a identidade da maior Universidade de Mato Grosso do Sul. “A Trilha da Memória proporciona um olhar que vai além da estrutura física, contribuindo para a salvaguarda da memória institucional e criando um sentimento de pertencimento e valorização do espaço”, explica Débora.

Durante o percurso, será possível conhecer mais sobre a criação da Federal, os personagens marcantes da sua história, a evolução da arquitetura e eventos realizados no Estádio Morenão e no Teatro Glauce Rocha. “Convidamos todos a participarem! Será um momento especial para explorar a Cidade Universitária, fazer novas amizades e se sentir parte dessa história”, acrescenta a arquivista.

Também dia 12, às 7h, ocorrerá a Trilha para Observação de Aves, com concentração em frente à Biblioteca Central e limite de 20 participantes, selecionados por ordem de inscrição neste link. A experiência também contribui para o bem-estar e para o desenvolvimento de uma consciência ambiental nos estudantes.

Para a coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências, Aline Lorenz, a atividade é uma oportunidade única de explorar a biodiversidade presente na UFMS. “Dentro da Cidade Universitária, temos uma área de preservação de cerca de 50 hectares, considerada uma ilha urbana de diversidade, com vegetação típica de Cerrado, mata ciliar e buritizal. Essa riqueza botânica atrai várias aves, sendo o Lago do Amor um ponto de parada importante. Campo Grande possui cerca de 400 espécies de aves registradas, tornando-se um destaque para a observação”, destaca Aline.

Finalizando as trilhas, no dia 14, às 7h30, será realizada a Trilha Verde Perto, organizada pela professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e coordenadora do Jardim Botânico da UFMS, Eliane Guaraldo. A saída será do estacionamento da Faculdade de Computação, com limite de 15 participantes selecionados por ordem de inscrição.

A proposta é conectar os estudantes aos saberes tradicionais, comunitários e científicos sobre o patrimônio vegetal do câmpus. “O Verde Perto foi oferecido pela primeira vez em 2017 e teve mais duas edições. É uma iniciativa inédita, porque aborda o patrimônio vegetal do câmpus sob o aspecto botânico e biológico, mas também sob os diferentes valores que tem para a comunidade”, explica Eliane. Durante a trilha, os participantes vão conhecer espécies variadas e trocar conhecimentos sobre suas características, origens e usos, além de receber uma cartilha, material de desenho e uma ecobag.

Texto: Heloísa Garcia e Thalia Zortéa

Foto: Arquivo da Agecom/UFMS