Cerca de 50 tutoriais em vídeo sobre a utilização das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foram produzidos para auxiliar professores e estudantes durante o período de substituição das aulas presenciais.
Os tutoriais foram feitos pela equipe da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) e estão disponíveis em Capacitação em TICs na Educação na página da sead.ufms.br.
“Há uma variedade muito grande de ferramentas de TICs que podem ser utilizadas na educação. Por isso, para mitigar as dificuldades de professores e alunos, a Sead produziu, e continua produzindo, vários vídeos tutoriais explicando as funcionalidades das principais ferramentas disponíveis”, explica Hercules Sandim, chefe da Sead.
O público-alvo prioritário são professores e alunos, no intuito de demonstrar as principais oportunidades de ensino em cada plataforma. Porém, os vídeos estão disponíveis para todos.
“Nossa experiência com a educação a distância e os relatos da literatura nos mostram que os vídeos instrucionais precisam ser curtos para prender a atenção de quem assiste. Assim, foram produzidos vídeos curtos para cada funcionalidade importante de cada ferramenta”, afirma Hercules.
Até o momento, as ferramentas com vídeos instrucionais disponíveis são: o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMS, o Moodle; Google Classroom, Google Meet, Google Drive, Google Forms e Google Jamboard; Skype e OBS Studio. Em breve, também serão produzidos vídeos sobre o Google Zoom e o Coogle, aplicativo da web de mapeamento mental gratuito.
Essas plataformas podem ser utilizadas para a elaboração de salas de aula virtuais, web aulas, compartilhamento de arquivos, disponibilização de questionários, transmissão de streaming de vídeo, construção de mapas conceituais, entre outras possibilidades.
Texto: Leticia Bueno